Prefeitura de Gravataí doa livros sobre o Exército Brasileiro para o Museu Militar do Comando Militar do Sul



Exemplares técnicos e de dados exclusivos estavam no acervo, há mais de 30 anos, sem uso



Livros são obras para serem lidas e, pensando nisso, a Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL) doou, nesta quarta-feira, 16, os exemplares Ministério da Guerra (volumes I, II e Índice Cronológico - Estado Maior do Exército) para o Museu Militar do Comando Militar do Sul. Exemplares técnicos e de dados exclusivos do exército são utilizados apenas por militares, o que difere do foco do acervo municipal.


De acordo com a historiadora da SMCEL, Maria Inês, a decisão de doar veio após o museu, que está localizado em Porto Alegre, passar por uma revitalização e abrir as portas para o público. “Lá, por se tratarem de obras segmentadas, os livros terão maior aproveitamento, uma vez que o nosso acervo é voltado para a história do município, o que acabava deixando os exemplares com pouco uso”, disse Inês.

Entregues em mãos para o diretor do museu, coronel Ílio Araújo, e para a 1ª tenente museóloga Anna Claudia Fontana, as obras de 1957, agora, estão sob responsabilidade do espaço que, além de livros, abriga, há mais de meio século, equipamentos utilizados pelo Exército Brasileiro.

As edições haviam sido doadas, em 1988, e ficavam no Museu Municipal Agostinho Martha. Inaugurado em 1974, o espaço leva o nome do historiador que, durante toda sua vida, dedicou-se à pesquisa da história do município. Em 1985, o arquivo teve sua sede transferida para um sobrado, localizado na Rua Nossa Senhora dos Anjos, 541.


A entrega também foi acompanhada pelo coordenador do museu, Bryan Scarparo.



Por Carol Barcelos/PMG - Fotos: Divulgação - Revisão: Tiemi Sá






Postar um comentário

0 Comentários