CANOAS: Zoológico Municipal recebe cágado que vivia sob manejo irregular



Nesta quarta-feira (16), o Zoológico Municipal de Canoas (MiniZoo) recebeu um Cágado Tigre-d'água-brasileiro (Trachemys dorbigni) que vivia sob manejo irregular há mais de 20 anos. Além de ser criado fora de um ambiente adequado, o animal era alimentado de forma incorreta. Agora, o cágado passará por um período de reabilitação e de ambientação a vida silvestre.


De acordo com a bióloga do Zoológico, Patrícia Valentim, além de ser ilegal, a criação de animais silvestres em meios domésticos é muito prejudicial para o bichinho. “Infelizmente, recebemos muitos animais nessa condição, quando são criados de forma doméstica, eles demoram muito para se adaptar à vida silvestre, tanto para conseguir alimento e viver com os demais da espécie”, explicou.

Devido a alimentação e criação irregular, o cágado apresentava deformações no casco e manchas na pele, além de um tamanho menor do que o habitual para a idade. Por conta dessas condições, o retorno do animal à natureza depende do sucesso do processo de reabilitação.

Criação de animais silvestres sem autorização é crime

Em caso de encontrar animais perdidos ou machucados, contate a equipe do Zoológico Municipal de Canoas para mais orientações através do fone/whatsapp: (51) 9 9787-1078. Para denúncias de maus-tratos de animais silvestres ligue para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA): (51) 3236-1800.


Escritório de Comunicação PMC - Foto: divulgação



Postar um comentário

0 Comentários