CANOAS: Vistoria em redes de esgoto reduz em quase 50% os chamados no bairro Guajuviras



Antes da ação preventiva, a região concentrava 20% dos atendimentos relacionados à desobstruções das redes coletoras em Canoas. Em três meses de trabalhos intensivos no local, a quantidade de solicitações para serviços desse tipo teve queda de 46%. Até o momento, 240 poços de visitas e aproximadamente 16 quilômetros de tubulações já foram verificados e desobstruídos no bairro. 


Realizada pelas equipes de serviço da Ambiental Metrosul, a vistoria segue apontando que o descarte indevido de resíduos ainda é a principal causa de problemas no sistema de esgotamento sanitário. Nesse sentido, o Coordenador dos trabalhos, Claudemir Braga, ressalta a importância da mudança de hábitos da população. “A quantidade de lixo e outros tipos de materiais retirados diariamente das tubulações durante a preventiva é muito grande, por isso a incidência de obstruções no bairro”, comenta.

As intervenções preventivas integram a rotina de manutenção das redes de esgoto em todos os municípios atendidos pela Metrosul e serão intensificados em locais de mais necessidade, caso do bairro Guajuviras. Braga salienta que “as equipes de serviços trabalham diuturnamente no atendimento à população, mas para que a redução das ocorrências seja permanente é fundamental que cada um faça sua parte, utilizando corretamente o esgoto”. Segundo ele, além do acúmulo de lixo, o despejo de gordura nas tubulações e as ligações indevidas das redes cloacal e pluvial também prejudicam a eficiência do sistema. Em 2021 foram mais de 7,5 mil atendimentos relacionados a vazamentos, desobstruções e limpeza das redes nas nove cidades.

Em paralelo à vistoria preventiva, a Ambiental Metrosul atua permanentemente junto à população orientando quanto aos cuidados para que o sistema de esgotamento nas cidades seja cada vez melhor, além de promover a importância e os benefícios do tratamento de esgoto para a saúde e qualidade de vida das pessoas, desenvolvimento dos municípios e preservação do meio ambiente. No primeiro ano de atuação, 67 mil visitas porta a porta foram realizadas na Região Metropolitana de Porto Alegre.


A Ambiental Metrosul 

Considerada a maior PPP de saneamento do país, a Ambiental Metrosul, parceira da Corsan, foi constituída para fazer a coleta, tratamento e disposição final dos esgotos de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão, trazendo mais saúde e qualidade de vida a uma população estimada em 1,7 milhão de pessoas.

Via Ascom - foto: divulgação



Postar um comentário

0 Comentários