Gravataí mais próxima de ter a tecnologia 5G



Reunião na manhã desta quinta-feira, 16, debateu sobre a legislação para a chegada do avanço tecnológico


O prefeito Luiz Zaffalon participou, na manhã desta quinta-feira, 16, de mais uma reunião para tratar das diretrizes para a chegada da tecnologia de comunicação móvel de 5ª geração, a 5G. O encontro, que ocorreu on-line, foi organizado pela Secretaria Municipal da Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT) e contou com a participação de diversos setores da administração pública.

Em sua fala, Zaffa destacou que a ideia é que a legislação seja elaborada para estimular a ampla participação das empresas interessadas em implementar esta nova tecnologia e ampliar a rede de cobertura 4G nas áreas em que a rede ainda não chega. “Vamos criar uma legislação inovadora e atrativa a novos investimentos, que irá abrir caminhos para que o município desponte em inovação e tecnologia”, disse.

Durante a reunião, que contou com a presença de representantes do Ministério das Comunicações, os participantes debateram sobre a elaboração da legislação que regulamentará a tecnologia no âmbito municipal, além da sua implementação em Gravataí, o que refletirá positivamente na abertura de mercado da cidade. De acordo com a secretária municipal da SMICT, Selma Fraga, exemplos de municípios que já contam com a 5G foram trazidos para elucidar e ampliar o debate sobre o processo de instalação. Um deles foi o de Porto Alegre, que buscou o autolicenciamento digital, aumentando a concorrência das empresas em implementar a tecnologia.

A secretária lembrou ainda que, “desde o anúncio do leilão da 5G, Gravataí já está trabalhando, incansavelmente, para trazer a tecnologia ao município” e destacou que “alinhar todas as esferas da administração pública é fundamental para que se consiga implementar políticas públicas, já aproveitando essa nova realidade de hiperconectividade trazida pela entrada do 5G”.

Participaram da reunião, também, os secretários municipais de Administração, Modernização e Transparência, Mauro Bossle, de Mobilidade Urbana, Adão de Castro, de Obras Públicas, Paulo Martins, além do diretor presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA), Paulo Rieth Moreira, do engenheiro sanitarista e ambiental e fiscal ambiental da FMMA, Tiago Rieger, do técnico da SMICT Robson Andrei e dos representantes do Ministério das Comunicações Otto Solino, Daniel Araújo, Adriano Costa e Alexandre Tenório.


Texto: Carol Barcelos/PMG - Revisão: Tiemi Sá - foto: divulgação 




Postar um comentário

0 Comentários