GRAVATAÍ | Prefeitura instala novo tanque de oxigênio na UPA da 74



Medida visa qualificar o modelo assistencial oferecido no local 


Nesta sexta-feira, 27, começou a funcionar o novo tanque de oxigênio (O2) da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Prefeito Abílio Alves dos Santos, localizada na parada 74. O equipamento foi contratado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para dar ainda mais qualidade e segurança aos atendimentos realizados no serviço. O prefeito Luiz Zaffalon e o secretário da Saúde, Régis Fonseca, visitaram a unidade, no final desta manhã, para conferir o equipamento. "Uma das nossas grandes preocupações sempre foi dar tratamento adequado a todos que procuram os nossos serviços de saúde. Assim, detectamos a necessidade de termos um reservatório de oxigênio, ao invés de apenas cilindros, o que facilita o trabalho e o atendimento aqui na UPA", disse Zaffa.


O equipamento permitirá que a unidade não precise mais utilizar torpedos menores para fornecer oxigênio aos pacientes. Com a maior capacidade de armazenamento de oxigênio do tanque em relação aos torpedos convencionais, o serviço será capaz de atender a um número superior de pacientes, inclusive em caso de novo pico da pandemia da covid-19. "Transformamos as UPAs em portas de entrada principais para pacientes sintomáticos de covid, por sabermos da capacidade que as unidades possuem para atender. Assim, não só a Abílio, como a UPA das Moradas, pode ser procurada, a qualquer momento, por qualquer pessoa que tenha suspeita de covid-19.


Monitorado, remotamente, pela distribuidora de oxigênio, o tanque é recarregado assim que seus níveis detectam a necessidade, reduzindo, sensivelmente, a necessidade de abastecimento, que, hoje, é diário, e no pico da pandemia, em março, chegou a ser de quatro em quatro horas. A prefeitura, por meio desta instalação, proporciona, além de mais segurança e eficiência ao serviço, ampliação da capacidade instalada, em eventual necessidade de ampliação de atendimento. O novo tanque tem capacidade de 1.730 metros cúbicos de líquido, o que equivale, a aproximadamente, 250 cilindros convencionais.


Texto: Paloma Vargas - Foto: Divulgação/PMG




Postar um comentário

0 Comentários