Gravataí inicia antecipação da segunda dose da Pfizer



Intervalo entre as vacinas foi reduzido de 12 para 10 semanas 


Após atingir a disponibilização da primeira dose para toda população adulta, Gravataí segue avançando na aplicação da segunda dose. Nesta sexta-feira, 27, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou a antecipação da segunda dose da vacina Pfizer. O intervalo entre as doses do imunizante foi reduzido de 12 para 10 semanas. Nesta manhã, a vacinação foi liberada para os imunizados com a primeira dose até o dia 14 de junho.


Com a antecipação da segunda dose da Pfizer, o imunizante passa a ser aplicado com o intervalo de 10 semanas, com isso, o município garante a aceleração da vacinação completa da população. Somente com a segunda dose, a eficácia completa do imunizante é alcançada, por isso, é fundamental ficar atento às datas para cada vacina. 


Segundo o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, o ritmo acelerado da vacinação está permitindo ao município dar uma resposta rápida contra a pandemia. “Com o ágil avanço na vacinação já conseguimos observar a diminuição nos casos de internações, isso nos reforça a importância de seguirmos dedicando o máximo de esforço para atingir a imunização completa da população.” Até o momento, Gravataí já realizou a aplicação de 259.141 doses.


Desde o início da manhã desta sexta-feira, o público vacinado com a primeira dose até o dia 14 de junho, pôde concluir o esquema vacinal. Vacinada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, Márcia Serafim, aproveitou a redução no intervalo entre as doses para completar vacinação. “Fiquei muito feliz quando vi a informação de que anteciparam a segunda dose da Pfizer. Não perdi tempo, consegui me organizar e já vir hoje mesmo receber a vacina.” 


A aplicação será retomada neste sábado, 28, com avanço para vacinados com a primeira dose da Pfizer até o dia 15 de junho. A vacinação ocorre nas unidades de saúde Águas Claras, Barro Vermelho, Centro, Cohab A, Morada do Vale I, Neópolis, Parque dos Anjos, São Judas Tadeu, São Vicente e Vila Branca. Além disso, estará disponível também a segunda dose da CoronaVac, com aplicação liberada conforme data na carteira de vacinação e da vacina AstraZeneca/Fiocruz, com antecipação para o público que recebeu até o dia 18 de junho. A primeira dose para toda população a partir dos 18 anos também estará sendo realizada neste sábado.



Texto e foto: Gustavo Bica/PMG





Postar um comentário

0 Comentários