Comissão Externa sobre incêndio na SSP irá ouvir comandante dos Bombeiros



A Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa que acompanha as investigações sobre o incêndio no prédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS) realizou sua primeira reunião nesta segunda-feira (23). Coordenada por Luciana Genro (PSOL), a Comissão irá ouvir na quarta-feira (25) o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel César Eduardo Bonfanti, a partir das 15h, em formato híbrido (presencial e online). Um dos pedidos que será feito ao comandante é o agendamento de uma ida presencial dos deputados ao local do incêndio.

Os deputados terão um prazo de 30 dias para realizar os trabalhos e pretendem ouvir entidades e pessoas relacionadas à atividade dos bombeiros e da SSP, além de analisar os autos do inquérito referente à investigação sobre o incêndio e receber as viúvas dos dois bombeiros mortos para garantir que estejam recebendo a assistência devida após o ocorrido. Além de Luciana Genro, participaram da primeira reunião os deputados Frederico Antunes (PP) e Jeferson Fernandes (PT).

O incêndio ocorrido no dia 14 de julho no prédio da Secretaria causou a morte de dois bombeiros, o tenente Deroci Almeida e o sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, vitimados pelo desabamento da estrutura do edifício. A Comissão também pretende abordar a preocupação com a saúde mental dos colegas que trabalhavam com eles e que realizaram a busca pelos corpos, que durou uma semana.

Dentre as autoridades e entidades que serão ouvidas pelos deputados, além do comandante do Corpo de Bombeiros, estarão a chefe da Polícia Civil, Nadine Anflor; representantes da Associação de Bombeiros do Rio Grande do Sul; do Sindicato dos Engenheiros (Senge) e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura. A Comissão também solicitou acesso ao PPCI do prédio. Após a realização dos trabalhos, os deputados irão redigir um relatório final com as conclusões.

A Comissão de Representação Externa foi aprovada por 41 votos favoráveis e nenhum contrário pelo plenário da Casa na última terça-feira (17), após ser protocolada com 27 assinaturas. Além de Luciana, compõem a Comissão os deputados: Frederico Antunes (PP), Jeferson Fernandes (PT), Dirceu Franciscon (PTB) e Clair Kuhn (MDB). Compõem a equipe técnica o advogado Conrado Klöckner, assessor jurídico da deputada Luciana Genro, e os engenheiros Gisele Domingues e Carlos Grassi, que voluntariamente irão auxiliar a Comissão.

Via Ascom - foto: Ascom/GVG



Postar um comentário

0 Comentários