CACHOEIRINHA | Cristian Wasem quer distribuição gratuita de ervas medicinais através do projeto Farmácia Viva



Vereador Cristian visitou a cidade catarinense de Balneário Camboriú, buscando informações de como implantar programa no munícipio. Projeto indicativo prevê o tratamento da fibromialgia através do cultivo da Gincko Biloba com a aromaterapia e óleos essenciais.

O Programa Plantas que Curam, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (Semam), distribui saquinhos de chá medicinal gratuitamente à comunidade. No último dia 25, o vereador Cristian Wasem esteve no local, buscando informações de como implantar o modelo em Cachoeirinha.

Plantas que curam é o programa que vem de encontro ao projeto indicativo que Dispõe sobre a criação da Farmácia Viva de Cachoeirinha, a iniciativa prevê ainda a celebração de Convênio com Entidades, órgãos /instituições públicas no município de Cachoeirinha.
A ação faz parte do contexto da Política Nacional de Assistência Farmacêutica e do SUS e compreende todas as etapas - desde o cultivo, a coleta, o processamento, o armazenamento de plantas medicinai até a manipulação e a dispensação de preparações magistrais e oficinais de plantas medicinais e fitoterápicos.

FIBROMIALGIA

Dentro dos objetivos principais do programa está o tratamento para fibromialgia através do cultivo da espécie Gincko Biloba com a aromaterapia com óleos essenciais.

Além disso, o projeto em Cachoeirinha pretende proporcionar à população o acesso a medicamentos fitoterápicos gratuitos; para ajudar na preservação do patrimônio de espécies medicinais; resgatar o conhecimento da cultura popular no uso terapêutico de plantas medicinais, bem como promover a educação popular em Fitoterapia.

“Os progressos na terapêutica atual têm estimulado o uso de produtos naturais, incluindo as plantas medicinais para tratar diversas doenças devido às suas propriedades farmacológicas. Dessa forma, a utilização de plantas medicinais vem apresentando atividades terapêuticas importantes no tratamento das dores crônicas, como no tratamento da Fibromialgia com melhora significativa da dor, da insônia, da qualidade de vida e da ansiedade”, justifica o vereador Cristian Wasem.

Por Carolina Cândido/Ascom - foto: divulgação



Postar um comentário

0 Comentários