Dois novos caminhões para a coleta seletiva do lixo em Gravataí



Ação alusiva à Semana do Meio Ambiente fez parte de iniciativa realizada pela prefeitura e pela Rede de Coleta Solidária


A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), e a Rede Coleta Solidária - Cootracar, Arsari, Coovir, Coopsul, Atracar, Green Club e Sindilojas Gravataí – realizaram, neste sábado, 12, uma programação especial em alusão à Semana do Meio Ambiente. A ação ocorreu na sede da Cootracar (Estrada Henrique Closs, junto ao Aterro Sanitário Santa Tecla). Durante o evento, foram entregues dois novos caminhões da coleta seletiva, que fazem parte de um programa de renovação da frota. Além disso, foi inaugurado um refeitório no local e, ainda, foram apresentados projetos como o aplicativo Green Club, que ensina e estimula a separação de resíduos em condomínios, ampliação da unidade de triagem, ações de acolhimento à infância e à adolescência para crianças da comunidade, Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) e o projeto do Condomínio Habitacional Orquídea Libertária.

Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, cada vez mais precisamos conscientizar as pessoas sobre a importância de se dar a destinação correta ao seu lixo. "Moro na zona rural da cidade e, todos os dias, passo por sofás e muito lixo na beira das estradas. Quando entramos na prefeitura, em 2012, o lixão, como era chamado o Aterro Sanitário Santa Tecla, era uma vergonha nacional, mas o prefeito Marco Alba teve a coragem de fechar e contratar um plano de recuperação desta área. Hoje, temos uma usina de tratamento de chorume que é exemplo para muitos. Saímos da mais profunda desestrutura nesta área para uma condição de cumprimento, em 100%, do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Gravataí (PGR), o que nos dá um imenso orgulho", disse Zaffa.

O ex-prefeito Marco Alba e sua esposa, a deputada estadual Patrícia Alba, estiveram na ação e relembraram a importância do trabalho dos catadores e recicladores para que a sociedade tenha uma cidade mais organizada e limpa. "Vocês, que trabalham com este tema, vivem o cuidado com o meio ambiente diariamente e esta parceria entre as entidades e cooperativas e a prefeitura, com certeza, é o que faz com que consigamos, como comunidade, ir mais longe", lembrou Patrícia.

Já Marco Alba ressaltou a importância do poder público em fazer acontecer, "oportunizando que as pessoas tenham uma condição de trabalho digna, podendo ter o seu sustento e os seus sonhos, porque daqui tiram a sua autonomia". O vice-prefeito Levi Melo destacou a importância do meio ambiente para a saúde das pessoas.


Trabalho permanente na cidade


Conforme o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Paulo Garcia, desde o ano passado, Gravataí cumpre o seu plano municipal de gerenciamento de resíduos. "Por meio de um chamamento público, a Cootracar preencheu todos os requisitos e, atualmente, reciclamos 100% daquilo que recolhemos na Coleta Seletiva Municipal", afirmou o secretário.

Garcia destacou que, além de poluir menos, o trabalho da cooperativa gera uma economia para o município, já que todo o lixo é transportado para Minas do Leão. "É importante que a sociedade faça a sua parte na separação dos seus resíduos e a destinação correta, para que, cada vez mais, possamos destinar, para fora do município, apenas o orgânico e gerando renda para a cooperativa de catadores."

O representante do Conselho de Administração da Cootracar, Alexandre Camboim, o Gaúcho, como é conhecido, lembra que a cooperativa, cada vez mais, tem se profissionalizado para dar melhores condições aos cooperados. Atualmente, 75 famílias dependem da renda gerada com o trabalho no local. Com o aumento da triagem e destinação, a intenção é que se possa empregar cerca de 300 pessoas no local.

Além disso, dentre os projetos apresentados neste dia alusivo à Semana do Meio Ambiente, esteve o de Delcio Bernar da Silva: "Por Você" - Projeto de implantação de equipamentos de proteção para prevenção de acidentes em viadutos, através do Instituto Brenda Oliveira da Silva (filha de Délcio que morreu em um grave acidente, ao cair de uma das alças do viaduto da BR-448). Na ação, os guarda-corpos e obstáculos mais altos (conhecidos também como guard rails) deverão ser confeccionados pela Cootracar, por meio da triagem, preparação e reciclagem de materiais.

Estiveram presentes, também, o diretor-presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA), Paulo Moreira, a secretária municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia, Selma Fraga, e a vereadora Márcia Becker, entre outras autoridades.




Texto e foto: Paloma Vargas/PMG



Postar um comentário

0 Comentários