Prefeitura de Gravataí e Apae iniciam atendimento de estímulo precoce




Parceria atenderá crianças menores de quatro anos



A Prefeitura de Gravataí, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), deu início, na quinta-feira, 6, aos atendimentos de estímulos precoce para crianças com deficiência. O convênio realizará cerca de 300 atendimentos mensais, atendendo em torno de 70 crianças menores de quatro anos.

A colaboração entre a entidade e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem prazo inicial de um ano, podendo ser renovado. Neste convênio, a Apae cederá o local para atendimento, e a prefeitura, por sua vez, disponibilizará os profissionais que realizarão as práticas de estimulação precoce e reabilitação intelectual para as crianças.

O secretário da Saúde, Régis Fonseca, esteve presente no ato e destacou a importância do início dos procedimentos de estímulo precoce, atendimento de alta importância no desenvolvimento infantil. “A parceria firmada entre a Apae e a Prefeitura de Gravataí é de suma importância para potencializarmos a estimulação precoce nas crianças com deficiência do município. Tal ação tem sido pauta prioritária no Governo Zaffalon”, afirmou Régis.

Marcia Nunes, presidente da Apae Gravataí, ressaltou a importância de contar com profissionais especializados neste tipo de atendimento. “Neste momento, já temos duas técnicas cedidas pela Secretaria da Saúde, uma terapeuta ocupacional e uma psicóloga, as duas especialistas em estimulação precoce”, destacou Marcia. A SMS disponibilizará também uma fonoaudióloga e uma fisioterapeuta que complementarão a equipe técnica de estimulação precoce.

A estimulação precoce em crianças com deficiência intelectual e síndrome é reconhecida em estudos científicos, pois são essenciais para maior ganho funcional nos primeiros anos. A fase inicial da vida é primordial na formação de habilidades motoras, cognitivas e de linguagem.

Estiveram também presentes no ato, a primeira-dama Marlene Zaffalon, a chefe de gabinete Mari Léia Bastiani, a coordenadora dos Serviços e Ações Programáticas Estratégicas (SAPE), Juliana Fontoura, a psicóloga Cristine Boaz, a terapeuta ocupacional Eliane Libis, a representante do Rotary Club Gravataí Nordia Fonseca, a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Laura Bittencourt, a coordenadora Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), Márcia Baumhardt, e as diretoras da APAE, Vera Cardoso e Shirlei Crispim.




Texto: Gustavo Bica - Foto: Divulgação/PMG - Edição: Tiemi Sá





Postar um comentário

0 Comentários