Líderes comunitários que fazem a diferença em Cachoeirinha


A Lei 11.287/2006 definiu o dia 5 de maior como o Dia Nacional do Líder Comunitário, uma data que celebra a importância dessa atividade, onde o líder comunitário é em muitas vezes o elo de ligação entre a comunidade e o poder público.

O líder comunitário desenvolve um trabalho social e político que muitas vezes não é realizado pelo poder público. Um trabalho que ajuda na distribuição de comida, de agasalhos, de conscientização sobre a limpeza do bairro, de reivindicações sobre melhorias de infraestrutura e serviços para a comunidade.

Cachoeirinha já teve dezenas de líderes de bairro espalhados por todos os cantos da cidade. Nas últimas décadas essas lideranças foram desaparecendo, boa parte pela falta de apoio das comunidades e também pelo poder público, que via (e ainda vê) nos líderes comunitários um adversário político por cobrar melhorias dos serviços públicos em sua região.

Nos últimos anos, devido ao aumento dos problemas sociais e também pela falha dos serviços prestados pelo poder público, as lideranças comunitárias começaram a voltar a ter força na cidade.

Bons exemplos não faltam por toda a Cachoeirinha, temos o Edimilson Iohann, o popular Polaquinho no bairro Cohab, que tem um trabalho sensacional junto a sua comunidade e na conservação da praça Carioca. No bairro Anair temos a Sandra Regina, que desenvolve um trabalho social em diversos bairros da zona norte da cidade e a Danieli Faria, a Nega Dani que sempre está ativa em prol da comunidade. No Parque da Matriz temos o Everton Oliveira da Amipam, que encaminha reivindicações dos moradores e realiza ações sociais pelo bairro. Também na zona norte temos o Maurício Albuquerque, que faz um bom trabalho pelo social. Temos a Fabi Rude no bairro City, que trabalha na área social. Já no Jardim do Bosque temos o Uilson Droppa, com um trabalho árduo combatendo o descarte irregular de lixo e organizando mutirões de limpeza e de preservação por seu bairro. São vários os exemplos de cidadãos que doam seu tempo e até recursos próprios pela coletividade. 

Que essas pessoas continuem trabalhando por Cachoeirinha e sua comunidade, dando o exemplo que deveria vir do poder público.

Parabéns aos líderes comunitários!


Por André Guterres/Info do Vale Notícias - foto: Uilson Droppa/Arquivo




Postar um comentário

0 Comentários