Canil Municipal de Gravataí lança a campanha "Parceiro Voluntário"




Ação tem como objetivo ajudar na divulgação dos animais para adoção



Hoje, o Canil Municipal de Gravataí, que pertence à Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA), está responsável pelos cuidados de 295 cães, 22 cavalos e 25 gatos. Para dar uma vida digna a esses bichinhos, a Prefeitura de Gravataí está lançando a campanha “Parceiro Voluntário”. Pensada para as pessoas que não podem ter um animalzinho em casa, a campanha quer estimular o bem-estar animal no município. A pessoa que desejar fazer parte poderá ir até o canil, tirar fotos dos pets, passar um tempo com os bichinhos e auxiliar na divulgação para promover a adoção.


Os moradores do Canil Municipal, em sua grande parte, são animais vítimas de maus-tratos, com sequelas que os impedem de serem comunitários (falta de algum membro, cegueira, surdez, entre outros), ou que vivem no local apenas a idade avançada. Todos os cavalos são vítimas de maus-tratos ou abandono e a maioria possui sequelas irreversíveis.


Como funcionam as adoções?


As adoções deles são realizadas de forma extremamente cuidadosa, com termo que impede que voltem ao trabalho ou participem de qualquer tipo de esporte ou semelhante. Podem ser adotados apenas para a liberdade que merecem.


Para adotar, é necessário ter mais de 18 anos, apresentar comprovante de residência e assinar o termo de compromisso. Antes da adoção ser consumada, é realizada uma visita à casa do candidato a ter um amigo de quatro patas. Assim, certifica-se que o animal viverá num ambiente seguro.


O serviços do Canil Municipal


Com atendimento veterinário (consultas) de segunda a sexta, das 9h às 11h, o local oferece serviço gratuito para toda a população de Gravataí. As castrações de cães e gatos precisam de agendamento prévio. O tempo de espera é de aproximadamente 90 a 120 dias, devido à demanda. Elas podem ser marcadas pelo WhatsApp (51) 99226-5955. As cirurgias, de tumor, hérnia, abscessos e outras, são agendadas pelo veterinário, após a consulta.


Para fazer os procedimentos (castrações, cirurgias e consultas), é necessário apresentar: documento de identidade com foto, comprovante de residência no município e comprovante de renda até dois salários mínimos. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada. O endereço do Canil é Estrada Leonel Cabeleira Bitello, 241 - Costa do Ipiranga.


Os resgates de cães doentes ou feridos, sem tutor, são feitos pelo canil. No caso de animais resgatados em vias de grande fluxo de veículos, idosos, com sequelas ou algum tipo de deficiência, estes ficam no Canil Municipal aguardando uma adoção.


Denúncias


A notificação de maus-tratos são vistoriadas de segunda a sexta, das 9h às 17h, de acordo com o grau de risco e a demanda. Denúncias emergenciais (risco iminente de morte, carroças, equinos abandonados, entre outros) são vistoriadas o mais rápido possível e podem também ser encaminhadas à Guarda Municipal pelo telefone (51) 3191.5000.


Caso o contribuinte encontre um animal ferido ou doente, sem dono, pode levar o animal até o Canil para atendimento, não sendo necessário aguardar o resgate. Filhotes e fêmeas em estado de prenhez não podem ficar no canil, devido a inúmeras doenças que são fatais para eles. No entanto, a equipe auxilia na divulgação para adoção, além de castrar as mães assim que os filhotes desmamam.

Durante a pandemia, o Canil Municipal está atendendo somente com um acompanhante por animal. É obrigatório o uso de máscara, álcool em gel e respeitar o distanciamento social.


Via PMG - Foto: divulgação



Postar um comentário

0 Comentários