Bancada do PSOL-RS lança abaixo-assinado por vacina, testagem e protocolos sanitários na educação



A bancada do PSOL na Assembleia Legislativa, liderada pela deputada estadual Luciana Genro, lançou um abaixo-assinado para pressionar o governo a garantir vacina, testagem e protocolos sanitários na educação. A petição “Educação pede socorro: testagem e vacina já” pode ser acessada em: https://educacao.lucianagenro.com.br. A iniciativa foi feita em parceria com a bancada gaúcha do PSOL na Câmara dos Deputados, representada por Fernanda Melchionna, e com diretórios do partido no Interior do estado.

Preocupada com a situação envolvendo o retorno às aulas em uma conjuntura de aumento crítico de casos de coronavírus e esgotamento da rede hospitalar, a deputada Luciana Genro destaca a importância de defender a segurança sanitária nas escolas diante do pior momento da pandemia. “Para falar em retorno minimamente seguro às aulas presenciais é preciso garantir vacina, testagem e protocolos sanitários adequados para professores, funcionários de escola e estudantes”, afirma a deputada. Recentemente, uma pesquisa do Dieese revelou que mais de 300 escolas estaduais gaúchas não possuem sequer banheiro e somente 26,2% fornecem água potável.

Além do abaixo-assinado, Luciana Genro e Fernanda Melchionna enviaram, na sexta-feira (26), ofício ao governador Eduardo Leite solicitando uma reunião para tratar das iniciativas estaduais para compra de vacina a todos os gaúchos. Fernanda Melchionna destinou, na semana passada, R$ 5 milhões para que o Rio Grande do Sul compre suas próprias vacinas, valor que corresponderia a mais de 90 mil doses. Essa quantidade seria suficiente para garantir, por exemplo, a primeira dose da vacina aos trabalhadores em educação, que são 94.256, conforme os dados que constam no Plano Estadual de Vacinação do RS, ou ambas as doses para metade destes profissionais. 

Via Ascom - imagem: Pixabay




Postar um comentário

0 Comentários