As consequênciadas geradas pelo coronavírus no mundo




Por Pâmela Matias*


O coronavírus, também denominado de covid-19, vêm se propagando nas últimas semanas por todo o mundo. A OMS (Organização Mundial da Saúde) já informou que o covid-19 é uma pandemia, doença infecciosa que se espalha entre a população mundialmente. O vírus já foi diagnosticado por médicos do mundo todo e até o momento não possui vacina. 

Especialistas informam que o coronavírus se manifesta de uma maneira mais agressiva em idosos e pessoas que possuem problemas crônicos, no restante da população a doença pode ser facilmente diagnosticada como uma gripe, com um grau mais ou menos intenso, e os principais sintomas são febre, tosse seca, dor de cabeça e falta de ar. O coronavírus é muito temido, pois, após o esses sintomas na maioria dos casos, o quadro pode se tornar uma pneumonia, podendo causar até a morte. 

Mas quais são as consequências causadas por esta pandemia? Além das milhares de mortes que diariamente vêm se tornando comum, os países do mundo todo estão fechando suas fronteiras e contendo a circulação da população para que não se propague ainda mais, gerando assim uma grande crise mundial, na de saúde e na economia.

Com o fechamento das fronteiras, todas as pessoas que possuíam planos de viajar para o exterior nos próximos meses, irão ter a possibilidade de alterar as passagens aéreas e reservas de alojamentos. Os países que dependem do setor hoteleiro e turístico estão sofrendo drasticamente com esta pandemia, tendo suas empresas fechadas, muitas pessoas perdendo o emprego. O futuro é incerto, pois ainda não se sabe quanto tempo irá durar esta pandemia ou quando será encontrada a cura. 

Há diversos brasileiros que estavam viajando pelo mundo, e agora estão presos em diversos países com dificuldades de retornar ao Brasil. Sem apoio das companhias áreas, nem a Embaixada Brasileira apresentou opções viáveis aos brasileiros “esquecidos”, as pessoas estão dependendo da sorte para encontrar passagens aéreas disponíveis. 

É importante salientar que todos os turistas e locais precisam respeitar as orientações feitas pelos países em que estão. Na maioria dos casos, está sendo solicitado que os turistas assim que chegam de viagem, façam quarentena para não propagar ainda mais a doença. 

O que resta aos amantes de viagens é esperar, fazer sua parte e torcer para que esta pandemia chegue logo ao fim, só assim será possível ter a vida normalizada, e torcer para que a nossa saúde seja mais forte que o vírus. 

Pâmela é de Cachoeirinha e atualmente vive em Portugal. Ela escreve a coluna Fazendo a Mala, onde conta suas experiências viajando pela Europa. 

@fazendoamalaoficial


Postar um comentário

0 Comentários