Ruas de Cachoeirinha serão iluminadas por lâmpadas de LED






As lâmpadas atuais serão substituídas por lâmpadas de LED, modernizando a iluminação das vias, praças e áreas públicas


A Prefeitura de Cachoeirinha terá uma nova empresa para a prestação do serviço de reordenação de luminotécnica do sistema de iluminação pública, com o fornecimento de equipamentos. A disputa foi realizada por pregão presencial, no dia 09 de outubro de 2019, e o vencedor foi o Consórcio IP Brasil, formado pelas empresas Selt Engenharia e Mobit – Mobilidade de Iluminação e Tecnologia.

Conforme o prefeito Miki Breier, a contratação deve-se à necessidade da redução do consumo de energia elétrica do parque de iluminação pública do município e à redução das despesas para sua manutenção, promovendo aumento da sustentabilidade e eficiência. “As lâmpadas atuais serão substituídas por lâmpadas de LED (sigla em Inglês que quer dizer Diodo Emissor de Luz), modernizando a iluminação das vias, praças e áreas públicas da cidade”, aponta o titular do Executivo Municipal.

São cerca de 10 mil pontos de luz e os equipamentos duram aproximadamente 15 anos. “O contrato com a nova empresa prevê uma economia mensal em torno de 15% do custo com iluminação, pois baixará de um valor estimado em R$ 444.536 para R$ 376.856”, esclarece o superintendente de Compras e Licitações, André Balsemão. Outra vantagem é que a eficiência da luminária deve ser igual ou maior que 140 L/W a plena carga e medida a 220 V. Para se ter uma comparação, a iluminação pública de Porto Alegre é de 100 L/W.

O contrato terá vigência por 60 meses, conforme legislação vigente. Ao final da vigência contratual, os itens locados instalados no parque luminotécnico se incorporam ao patrimônio da Prefeitura de Cachoeirinha, não sendo devido nenhum tipo de indenização à empresa contratada. O primeiro pagamento será realizado somente após a total reordenação do parque luminotécnico, sendo atestado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recursos, que terá a função de fiscalizar o serviço e autorizar os devidos pagamentos.

Os recursos utilizados para o custeio da energia elétrica (consumo e manutenção) ocorrerão por conta da dotação 2019/243, Programa de Trabalho Manutenção dos Serviços de Iluminação Pública, fonte de recurso Contribuição para Iluminação Pública (CIP), com destinação livre. A licitação está publicada no Diário Oficial do Município do dia 27 de setembro de 2019.

Texto: Andressa de Bem e Canto/PMC
Foto: Energisa/divulgação


Postar um comentário

0 Comentários