Ladrões prejudicam alunos de três escolas municipais em Cachoeirinha



A escola de educação infantil Recanto dos Girassóis e as escolas de ensino fundamental Tiradentes e Jardim do Bosque foram atacadas por ladrões neste final de semana.


Por André Guterres - com informações da PMC/Foto: divulgação


Nas redes sociais, relatos de tristeza de pais, alunos e professores. Foi assim que iniciou a manhã desta segunda-feira nas três escolas que foram atacadas por criminosos que além de roubar diversos itens, realizaram atos de vandalismo no interior dos colégios.

Na EMEI Recanto dos Girassóis, no bairro Fátima, os ladrões invadiram a cozinha, levando a comida, panelas, um bebedouro e destruiram o ar-condicionado de uma das salas do maternal para a retirada de cobre do aparelho.

Na EMEF Tiradentes, localizada no bairro Anair, escola que fica nas proximidades da Recanto dos Girassóis, os criminosos colocaram fogo em uma parede, que com a onda de calor acabou derretendo o forro de PVC de uma sala de aula. Além disso, danificaram um mural e lixeiras, espalhando lixo pelo pátio.

Nos dois ataques, os ladrões cobriram as câmeras de vigilância com panos para evitarem serem filmados.

Já na EMEF Jardim do Bosque, localizada na Avenida Capitão Garibaldi Pinto dos Santos, os criminosos roubaram cabos de luz e de telefone, deixando a escola inoperante.

A Secretária Municipal de Educação , Rosinha Lipert informou que os alunos voltarão a ter aula já nesta terça-feira, 22,  e que os devidos procedimentos legais, como o registro de boletim de ocorrência junto a Polícia Civil já foi registrado.

O uso das câmeras de videomonitoramento não é descartado para tentar identificar os ladrões que com certeza são os mesmos que atacaram as três escolas, pois seria uma coincidência muito grande três escolas serem atacadas na mesma noite. A ação dá mostras do que parece ser um ato orquestrado por um único grupo de criminosos.

Uma coisa é certa, quem fez os ataques não pensou nas crianças da EMEI Recanto dos Girassóis, uma escola localizada em uma zona carente, onde muitas crianças tem na escola sua única opção de ter uma alimentação adequada,  o que não ocorre em suas casas. 

Roubar uma escola que cuida de crianças carentes é uma calhordice sem tamanho, e uma longa estadia na cadeia é o mínimo para quem fez isso. 

A população pode ajudar denunciando caso veja itens de cozinha com valores suspeitos sendo vendidos em redes sociais ou grupos de WhatsApp. Ligue para o 190 da Brigada Militar.

A 2ª Delegacia de Polícia vai ficar com a responsabilidade de investigar os arrombamentos.




Postar um comentário

0 Comentários