Exames preventivos para a saúde da mulher são realizados no Outubro Rosa em Cachoeirinha



Sábado, 19, equipe da Saúde da Mulher estará no Shopping do Vale com encaminhamento de mamografia para munícipes, distribuição de preservativos e orientação de prevenção.



O Programa Viva Mulher, em parceria com a Secretaria da Saúde vai disponibilizar durante todo o mês de outubro exames preventivos ao combate do câncer de mama e do colo de útero. “É fundamental verificar a integridade do útero, das mamas e o funcionamento do organismo da mulher, com a ajuda de um ginecologista”, alerta a primeira-dama, coordenadora do Viva Mulher, Vanessa Morais.

Em Cachoeirinha o câncer de mama é quarta causa de morte entre as mulheres, segundo levantamento da secretaria da Saúde. O Ministério da Saúde orienta que mulheres entre 50 e 69 anos realizem uma mamografia a cada dois anos e mulheres com risco elevado para câncer de mama devem realizar mamografia anualmente a partir de 35 anos.

“Todas as Unidades de Saúde (UBS), e Unidades de Estratégia da Saúde da Família (ESF), através de médicos e enfermeiros, ofertam exames de mamografia para o público-alvo. Basta a mulher buscar a unidade mais perto da sua casa”, afirma o secretário da Saúde Paulo Abraão.

Além de mamografias as unidades ainda oferecem as mulheres o exame de Papanicolau (coleta de CP, de prevenção do câncer de colo de útero) e exame clínico das mamas (exame de toque realizado por um profissional da saúde).

O conjunto de ações realizadas pelo Programa Viva Mulher apresentam redução nos casos de câncer na cidade. No ano de 2018 foram realizadas 10.113 mamografias nas Unidades de Saúdes e não houve nenhuma morte por câncer de mama em mulheres de idade fértil. Já em relação ao câncer de colo de útero, a doença é a 10º causa de morte entre as mulheres na cidade. Em 2018 foram ofertados 4854 exames citopatológicos de colo uterino com uma morte em mulher de idade fértil.

Além da mobilização diária nos postos de saúde, a secretaria pretende intensificar as ações dia 19, sábado, onde a equipe técnica da Saúde da Mulher estará no Shopping do Vale realizando aferição de pressão arterial, encaminhamento de mamografia para munícipes, distribuição de preservativos masculinos, femininos e orientação de prevenção da saúde da mulher. 

Por Carol Cândido/PMC - Foto: SESC



Postar um comentário

0 Comentários