Cachoeirinha oferece intérprete de libras nos atendimentos médicos para surdos



Programa iniciou em julho, é gratuito e acontece na UBS 12h Odil Silva de Oliveira, na Fátima


Por Judy Wroblewski/Foto: Kátia Freitas - via PMC


A UBS 12h Odil Silva de Oliveira oferece atendimento clínico e de enfermagem especializado com intérprete de libras para pacientes surdos. A ação auxilia no atendimento clínico e pediátrico e iniciou em julho, sendo fruto de uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o curso de tradução e interpretação de libras da Sogipa. O serviço é realizado por alunos e alunas do curso em cumprimento das horas de estágio.

Para a estagiária Monalisa Batista dos Santos, 25 anos, realizar esse trabalho é muito satisfatório, pois o retorno dos pacientes é excelente. “Tenho muito prazer em poder ajudar nos atendimentos, pois a retribuição e carinho dos pacientes é muito grande. Fico feliz em ver as portas sendo abertas para esse público”, explica.

Antes de acontecer a parceria com a Sogipa, alguns pacientes ficaram anos sem consultar, devido à dificuldade no atendimento. Para a médica Janaína Teixeira, que atende há 17 anos no município, o auxílio no atendimento facilitou para ambas as partes: médico e paciente. “Com a ajuda do intérprete o atendimento foi facilitado. A dificuldade na comunicação era muito grande, mas com esse serviço sendo oferecido o paciente se sente mais tranquilo para ser atendido e passar o problema para os médicos”, afirma a doutora.

Segundo o prefeito Miki Breier, essa parceria é um avanço para Cachoeirinha. “Temos muito prazer em oferecer esse convênio que é tão importante para a nossa cidade e proporciona atendimento especializado para as pessoas surdas do nosso município.”

A coordenadora de Políticas de Saúde da Pessoa com Deficiência, Paula Maritan, destaca que esse serviço é uma confirmação do direito de acesso e inclusão “É um serviço que visa a garantia do direito integral de acesso da pessoa com deficiência auditiva e qualifica o atendimento clínico e de enfermagem dando um direito de compreensão e comunicação que está amparado pele estatuto e pela política nacional de saúde da pessoa com deficiência.”

De acordo com o secretário Paulo Abrão, o agendamento das consultas pode ser realizado diretamente no posto. “Quem tem necessidade deste atendimento diferenciado, pode comparecer na UBS, para marcar seu horário. Os atendimentos acontecem todas as quartas-feiras, das 10h às 16h”, explica o titular da Saúde.

O posto tem seis intérpretes e atende moradores de toda a cidade. O atendimento na rede municipal de saúde é gratuito e acontece na UBS 12h Odil Silva de Oliveira, antigo Posto 24h, na Rua Paranaguá, 105, Bairro Fátima. Para mais informações o contato pode ser feito pelos números 3438-3977 ou 3438-3401.



Postar um comentário

0 Comentários