Merenda escolar alimenta diariamente mais de 13 mil alunos de Cachoeirinha












Na Educação Infantil, são quatro refeições ao dia: lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar; e no Ensino Fundamental são servidas duas refeições no turno: lanche e almoço.

Por Andressa de Bem e Canto - Foto: Kátia Freitas


A Secretaria de Educação, através do Setor de Alimentação, informa que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – responsável pela gestão da área – aprovou as contas da alimentação escolar de 2018 de Cachoeirinha sem nenhum apontamento. Foram investidos no último ano R$ 1,4 milhão na alimentação escolar pelo FNDE, sendo cerca de R$ 718 mil de contrapartida do município.

Em Cachoeirinha, a merenda escolar é servida em todas as Escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, além de quatro creches conveniadas. São 13 EMEIs e 20 EMEFs, além do CMAEEL, que totalizam 13.167 alunos estudando na rede municipal e contando diariamente com a merenda. Na Educação Infantil, são quatro refeições ao dia: lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar; e no Ensino Fundamental são servidas duas refeições no turno: lanche e almoço.

Segundo a secretária de Educação, Rosa Lippert, o cardápio da merenda é elaborado conforme as normas do FNDE (Resolução nº 26 de junho de 2013), que prevê a quantidade de frutas e legumes que devem ser oferecidos e as preparações proibidas, tais como frituras e embutidos. “O FNDE exige no mínimo 30% de investimento do consumo na agricultura familiar, mas nosso município alcançou 84%, pois fizemos novas parcerias com cooperativas que fornecem leite em pó e hortifrutigranjeiros”, revela a titular da pasta.

Na EMEF Maria Fausta Teixeira, localizada na Rua Anita Garibaldi, 163, Vila Márcia, a merenda agrada as crianças. A aluna do 3°ano Vitória Freitas da Silva, de 9 anos, afirmou que tem muitos amigos nesta escola e “que a merenda é muito saborosa, como a comida de casa”. 




Postar um comentário

0 Comentários