Programa Primeira Infância Melhor é escolhido finalista de prêmio nacional





O programa Primeira Infância Melhor (PIM), criado em 7 de abril de 2003 durante o primeiro ano de gestão do então governador Germano Rigotto (MDB), como um programa da Secretaria da Saúde (SES), foi selecionado como finalista do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019, na categoria Primeira Infância. O prêmio acontece a cada dois anos e tem o objetivo de identificar programas brasileiros que tragam soluções para problemas sociais. É a primeira vez que o prêmio aborda essa temática. Os 1º, 2º e 3º lugares serão conhecidos em outubro, em cerimônia em Brasília.

O PIM concorre com o programa de aleitamento materno da prefeitura de Osório e com o programa Primeira Infância Ribeirinha, de Manaus, no Amazonas, uma das experiências de replicação do PIM. "Fomos parceiros no desenho da metodologia, elaboração dos guias, formação das equipes e linha de base da família", explica a coordenadora estadual do PIM, Gisele Mariuse da Silva.

De acordo com pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o programa auxilia na diminuição da mortalidade infantil decorrente de causas externas e por diarreia nas populações em que está implantado. Para comprovar o impacto do PIM na ampliação de investimentos em primeira infância em todo o país, Gisele cita o livro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre a experiência do PIM, que informa que o programa foi reconhecido enquanto uma das tecnologias de desenvolvimento e transformação social mais importantes da América Latina, servindo de inspiração para o programa nacional Criança Feliz, implantado em 2016.


Texto: Marília Bissigo/Ascom SES - Foto: Marília Bissigo / Divulgação SES

Edição: Redação Info do Vale



Postar um comentário

0 Comentários