ANUNCIE AQUI


Marco Alba apresenta Cartão Teu Melhor Idade para idosos com 65 anos ou mais




Com o dispositivo, idosos poderão ultrapassar a roleta dos coletivos e usar os assentos da parte traseira 


Por Paloma Vargas - Fotos: Letícia Vargas


A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, lançou na manhã desta terça-feira, 30, o Cartão Teu Melhor Idade para idosos com 65 anos ou mais. A iniciativa visa gerar mais qualidade para este público que utiliza o transporte público, já que com o cartão os idosos poderão ultrapassar a roleta dos coletivos e usar os assentos da parte traseira.

O prefeito Marco Alba ressaltou que Gravataí vem qualificando o seu transporte público para o usuário e deu como exemplo o aplicativo TimeBus, que proporciona o acompanhamento em tempo real de toda a frota municipal. "Nos próximos dias vamos lançar uma atualização do aplicativo, aumentando a sua abrangência para as linhas intermunicipais, dando assim mais conforto e ainda mais segurança ao usuário que vai saber quanto tempo falta pra o ônibus passar na sua parada e qual o tempo que ele levará do ponto em que está até a parada, indo a pé", relatou.

Ele destacou que a possibilidade dos idosos possuírem um cartão para passar a roleta e continuar com a gratuidade que é seu direito, é uma forma de qualificar o atendimento, "o tornando ainda mais adequado, respeitoso e com mais qualidade". 

Transporte continua sendo gratuito


Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Alison Silva, a adesão e utilização do Cartão Teu Melhor Idade não exclui o direito da gratuidade no transporte público ao idoso, quando apresentado apenas o documento de identificação e utilização do espaço a ele destinado, na parte frontal do veículo. "Com esta ação queremos complementar todas as outras iniciativas do governo que tem como objetivo gerar qualidade de vida ao cidadão que utiliza transporte público."

Ele lembra que muitos são os relatos de aglomeração excessiva na frente dos coletivos e até acidentes, como quedas de idosos, por conta do grande número naquele espaço. "Queremos dar mais conforto e principalmente mais segurança no transporte para este público." A documentação já pode ser entregue no posto de venda da Sogil (veja informações adicionais abaixo) e os cartões começarão a ser disponibilizados a partir da semana que vem.

Cuidado para não ter fraude


O diretor-geral da Sogil Fabiano Rocha Izabel falou do empenho da empresa em gerar tecnologias para que o idoso pudesse passar a roleta e ter o seu direito preservado. "No momento em que se faz o cartão é registrado o rosto do beneficiário e esse registro será a segurança de que é realmente quem tem direito a gratuidade que estará utilizando o benefício." Ele ainda afirmou que "era inadmissível termos bancos vagos após a roleta e idosos fazendo uma viagem desconfortável na parte da frente, tendo que se deslocar em pé".

Já o presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Gravataí, Antônio Bueno, comentou que este cartão era uma reivindicação da sua entidade. "Ficamos satisfeitos e felizes que o prefeito Marco Alba tenha ouvido o nosso pedido, uma vez que o idoso sofre preconceito no transporte público, e se quer tinha a liberdade de circular pelo veículo, buscando mais conforto pra ele e para os demais usuários."

Também participaram da cerimônia a primeira-dama de Gravataí Patrícia Bazotti Alba, o vice-prefeito Áureo Tedesco, o presidente da Câmara de Vereadores Clebes Mendes, o assessor de Políticas Públicas para o Idoso Guerino Sartor, a presidente do Conselho Municipal do Idoso Marlene Espinola, e os vereadores Alex Tavares, Fábio Ávila e Neri Facin.


Para fazer o TEU! Bilhete Melhor Idade

Local:

Sogil - Posto de Venda
Avenida José Loureiro da Silva, 1520 - Galeria Aldeia dos Anjos - Centro - Gravataí
Telefone: (51) 3484-3773

Documentos necessários:

- Cópia do RG e CPF do requerente;
- Cópia do comprovante de residência atual, e no mesmo sobrenome do requerente (caso contrário contrato de aluguel e/ou compra e venda ou declaração do titular da conta com cópia do RG do mesmo).
- Comprovante de renda

Mais informações podem ser obtidas no www.teubilhete.com.br






Postar um comentário

0 Comentários