O bom exemplo dos livros nas paradas de ônibus em Cachoeirinha


Divulgação/Leitura Urbana


A parada 52 e 58 da Avenida Gen. Flores da Cunha foram adotadas por moradores da cidade que colocaram uma estante para a distribuição de livros para moradores que passam por ali

Em dezembro de 2017, Sônia Zanchetta adotou a parada 52 no sentido Cachoeirinha-Gravataí e ali nasceu a Parada da Leitura, que desde então segue firme e forte com a distribuição de livros na cidade.

Inspirados nesse projeto, os amigos Kelvin Garcez, Larissa Garcez, Rodrigo Quadros, Joelson Andrade, Eliza Fortes, Valdeni Fortes resolveram adotar uma parada de ônibus e a escolhida foi a parada 58 no sentido Cachoeirinha-Porto Alegre, em frente ao hipermercado Walmart.

Kelvin conta que o início da ideia surgiu no início de 2018, quando o seu amigo Rodrigo viu o projeto da Sônia, e sentiu vontade de criar algo similar, com o objetivo de incentivar a leitura em Cachoeirinha.

Rodrigo expôs a vontade dele de criar uma nova parada de leitura em um grupo de discussões e conversas sobre a cidade no Facebook, e assim o Kelvin e a Eliza  abraçaram a ideia. E ali nascia o Leitura Urbana.

Toda a estrutura foi feita com recursos dos voluntários e doações de simpatizantes. E em outubro de 2018 era oficialmente lançado o Leitura Urbana, e desde então, centenas de livros foram disponibilizados para a população.  

"Graças a Deus recebemos diversas doações de moradores de Cachoeirinha, Gravataí, Porto alegre e região. Aceitamos doações de livros que podem ser colocados diretamente na estante do Leitura Urbana ou caso seja uma quantidade maior, as pessoas podem entrar em contato pelo numero 51 993 290 000, ou enviado uma mensagem para a página do projeto no Facebook, que iremos nos organizar e buscar as doações", comenta Kelvin. 

Quem tiver interesse em aderir a essa ideia, primeiro precisa da autorização da Prefeitura. O Prefeito Miki Breier já se posicionou favorável a iniciativa e já declarou seu apoio mais de uma vez nas redes sociais.

Os interessados podem entrar em contato com o Gabinete do Prefeito para obterem maiores informações sobre a autorização. O telefone é o 51-3041 7143. 


Por Reginaldo de Jesus Antônio


Postar um comentário

0 Comentários