CACHOEIRINHA | Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência participa do projeto Praia Acessível




Foto: Divulgação


Membros atuam voluntariamente como instrutores para o banho de mar assistido.


A presidente do Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência de Cachoeirinha (CMPD), Renata Monteiro, e o vice-presidente da entidade, Nelson da Rosa, estão em Cidreira atuando como instrutores voluntários no projeto Praia Acessível. Promovido pela Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul) em parceria com o Sesc e os Conselhos de Direitos, a instituição disponibiliza equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência física e/ou mobilidade reduzida usufruam da praia e do banho de mar, rio ou lagoa com segurança e dignidade. Conforme Nelson da Rosa, qualquer pessoa nestas condições pode utilizar os equipamentos, sem necessidade de pagamento de taxas ou cadastros. "Mas é fundamental a presença dos instrutores, que orientam o uso e garantem a segurança no banho", explicou.

Nos principais balneários do Rio Grande do Sul, o projeto pretende, essencialmente, criar uma cultura de respeito à acessibilidade à beira-mar e incentivar os gestores públicos a implementar e manter projetos permanentes de acessibilidade em seus municípios.

No dia 19 de janeiro, os voluntários do Conselho de Cachoeirinha estarão novamente apoiando a iniciativa, desta vez em Capão da Canoa. 

Por Vanessa Martins




Postar um comentário

0 Comentários