CACHOEIRINHA | Médicos brasileiros já atendem no lugar dos cubanos


Foto: Naldo Lima/PMC



Das seis vagas abertas em Cachoeirinha, quatro já foram preenchidas, todas por clínicos gerais


Os novos profissionais do programa Mais Médicos iniciaram suas atividades no município na última sexta-feira, 14 de dezembro, nas ESFs Otacílio Silveira, Jardim Bethânia e José Ari da Silveira. “Das seis vagas abertas em Cachoeirinha, quatro já foram preenchidas, todas por clínicos gerais”, informa o prefeito Miki Breier. 

As duas vagas restantes devem ser preenchidas em breve, visto que, nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde fará um balanço das vagas disponíveis e abrirá nova chance para que profissionais com registro no Brasil possam ingressar no programa. Entre os dias 20 e 22 de dezembro, haverá oportunidade para os médicos brasileiros formados no exterior e ainda sem registro no país.

O secretário de Saúde, Paulo Abrão, esclarece que os novos médicos estão preenchendo as vagas antes ocupadas pelos cubanos, que deixaram o Brasil em novembro. “Nossa expectativa é que esses profissionais prestem um serviço de qualidade à população, pois a maioria deles já tem experiência na rede pública de saúde”, destaca. Em média, cada profissional do programa Mais Médicos realizava cerca de 300 atendimentos por mês e a tendência é que este número se mantenha.

Conforme a Agência Brasil, o programa Mais Médicos recebeu 36.490 inscrições, preenchendo 98,7% (8.411 profissionais alocados) das 8.517 vagas disponibilizadas no edital. Até o momento, estão abertas para as próximas etapas 106 vagas em 29 localidades. Terminou na sexta-feira o prazo para que os médicos selecionados se apresentassem nos municípios escolhidos e também foi a data limite para os formados no exterior e sem registro no Brasil entregarem a documentação exigida no edital do programa.

Acompanhe as próximas etapas:

Dia 17– Balanço das vagas disponíveis (soma desistências e não selecionados).

Dias 18 e 19 – Os profissionais com registro no país escolhem os municípios disponíveis.

Dias 20 a 22 – Os médicos brasileiros formados no exterior e sem registro no país que tenham a inscrição previamente validada poderão escolher os municípios remanescentes.

Dias 26 a 28 – Os estrangeiros formados no exterior e sem registro no país poderão escolher as vagas remanescentes. 


Por Andressa de Bem e Canto

Postar um comentário

0 Comentários