ANUNCIE AQUI


CACHOEIRINHA | Caravana da Vida ajuda Ana a renascer



A Guarda Municipal Ana Paula Santa Helena precisou de mais de 200 bolsas de plaquetas enquanto esteve internada na UTI da Santa Casa de Porto Alegre.

A Caravana da Vida, ação da Prefeitura de Cachoeirinha que mobiliza e transporta doadores de sangue para o Hemocentro, colaborou para que a guarda municipal, Ana Paula Santa Helena, pudesse renascer. Isto porque a servidora, que teve uma doença autoimune, chegou a ter apenas 10% a 20% de chances de sobreviver. E sobreviveu! "O tratamento da doença, Púrpura Trombocitopênica Trombótica, consiste em transfusão de sangue, plaquetas e um procedimento chamado plasmaférese, parecido com hemodiálise, que filtra todo o sangue e troca o plasma 'doente' pelo plasma novo dos doadores. Então eu precisei de muitos doadores e também precisava repor o estoque do Hemocentro, que está sempre baixo e, com essa minha emergência, foi necessário coletar muito sangue", explica ela. Ana conta que a cada procedimento eram utilizadas 15 bolsas de plasma e que ela precisou fazer em torno de uns 15 procedimentos.

A Caravana da Vida, idealizada pela primeira-dama do município Vanessa Morais, começou em maio deste ano com o propósito de levar voluntários de Cachoeirinha até o Hemocentro, em Porto Alegre, aumentando o número de doadores de sangue. "Doar sangue é mais que um ato de solidariedade. É um exercício de cidadania. Apenas uma doação pode salvar até quatro vidas. Temos uma resposta muito positiva e quem participa da doação e queremos que mais pessoas possam participaram desta corrente do bem, seja doando, ou nos ajudando a difundir esta ação", afirma Vanessa. A ação foi apresentada como modelo para o Estado, em outubro, para lideranças comunitárias e técnicos das agências transfusionais do Hemocentro.

Ana Paula já está de alta médica, se recuperando com medicamentos e monitoramento com exames, mas não esconde a gratidão por todos que colaboraram: "sou muito grata a todos que se mobilizaram para ir lá doar sangue. Peço que todos participem das campanhas de doação de sangue porque realmente tem um propósito maior. Não dói quase nada, e pode salvar muitas vidas! Eu sou a prova viva de que a doação é muito importante e realmente salva!".

O telefone para se inscrever na Caravana da Vida é o 3041-7143. As próximas datas previstas são 21 de novembro e 18 de dezembro. A van sai da Prefeitura e traz de volta quem deseja ir até o local de doação, sem custo.

Por Vanessa Martins/Foto: Divulgação


Postar um comentário

0 Comentários