Prefeitura de Cachoeirinha lança Ecossistema de Inovação no auditório do Cesuca e inicia Movimento C






Por André Guterres - com informações PMC
Foto: André Boeira

Na manhã desta quarta-feira (27), Cachoeirinha deu um passo histórico rumo ao desenvolvimento econômico sustentável e tecnológico com o lançamento oficial do Ecossistema de Inovação, agora denominado Movimento C, de Colaboração, Conexão e Criatividade. O evento ocorreu no auditório do Cesuca e reuniu representantes do poder público, universidades, entidades empresariais e lideranças da região.

A iniciativa é resultado do Programa Cidade Empreendedora – eixo Inovação, conduzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) em parceria com o Sebrae. Foram oito encontros estratégicos de construção coletiva, que envolveram setores públicos e privados em busca de soluções inovadoras para impulsionar a economia local.
Inovação como motor do desenvolvimento

O prefeito Cristian Wasem destacou o papel estratégico da inovação para o futuro do município. “A inovação e o empreendedorismo são fundamentais para gerar empregos e movimentar a economia local. Com o Cidade Empreendedora, estamos criando oportunidades para que nossos empreendedores cresçam e fortaleçam seus negócios, trazendo mais desenvolvimento para Cachoeirinha”, afirmou.

O vice-prefeito Delegado João Paulo reforçou o caráter transformador do projeto. “Todos os estudos realizados pelo Sebrae junto dos parceiros servirão para uma virada de página. Cachoeirinha entra nesse Ecossistema de Inovação colocando em prática tudo que a tecnologia pode fazer para alcançarmos o que desejamos, ou seja, uma cidade melhor para todos”, disse.

A secretária da SMDET, Sueme Pompeo de Mattos, definiu o lançamento como um marco para a cidade. “Esse é um projeto coletivo, construído a muitas mãos, que agora avança para ações concretas. Nosso objetivo é tornar Cachoeirinha uma cidade polo de inovação, referência em soluções ágeis, desenvolvimento econômico e geração de oportunidades”, ressaltou.


Movimento C: próximos passos e desafios

Entre as prioridades do Movimento C estão a criação da Lei de Inovação, a consolidação da governança do ecossistema e programas voltados à capacitação e retenção de talentos. O encontro também contou com palestras de especialistas como Ronaldo Aloise Júnior (CEO Tellescom), Rafael Spengler (InvestRS), Caroline Niederauer e Yuri Ribeiro (Sebrae), além do advogado Alexandre Tonin, especialista em Direito dos Negócios.

O evento reuniu autoridades municipais, representantes da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, empreendedores e acadêmicos, consolidando a união de diferentes setores em prol do desenvolvimento de Cachoeirinha.

Postar um comentário

0 Comentários