Clínica pública municipal 4 Patas oferece atendimento gratuito para diagnóstico da esporotricose

Foto: Pixabay



Doença causada por fungos pode afetar tanto humanos quanto animais, mas tem tratamento.

Os moradores de Cachoeirinha que possuem animais com sintomas de esporotricose podem ter atendimento gratuito na Clínica 4 Patas – Centro Municipal de Saúde Animal. Para isso, os tutores devem apresentar somente um comprovante de residência. Para outros atendimentos, é necessário ter inscrição no CadÚnico da Assistência Social. Todos os dias, a partir das 13h, a Clínica distribui 12 fichas por ordem de chegada.

Conforme a diretora do setor de Bem Estar Animal, da Secretaria Municipal de Saúde, Tábata Rodrigues, cerca de 70% dos felinos atendidos pela clínica são portadores da doença. “Estamos realizando um levantamento de dados sobre os casos de esporotricose em Cachoeirinha e, na próxima semana, vamos apresentar um plano de enfrentamento à doença”, contou. No atendimento, o veterinário vai dar o diagnóstico e passar o tratamento adequado, que deve ser custeado pelo tutor.

Gato com esporotricose atendido 
na clínica 4 patas

Geralmente, o tratamento recomendado para animais é um remédio antifúngico chamado itraconazol. O antifúngico deve ser receitado pelo médico veterinário, que avaliará a dose do remédio conforme a gravidade da doença e com as condições do animal. A esporotricose tem tratamento e pode ser curada. Mas, para isso, é muito importante que o animal seja acompanhado por um veterinário durante todo o tratamento. Quanto antes o animal for diagnosticado e tratado, menor é o risco de transmissão para outros animais e pessoas.

Nos gatos, os sinais e sintomas da esporotricose variam: os mais observados são as feridas profundas na pele, geralmente com sangue e/ou pus, que não cicatrizam. Já nos humanos, a doença se manifesta principalmente na forma de lesões feridas na pele. Essas lesões começam com um pequeno caroço vermelho. Geralmente aparecem nos braços, nas pernas ou no rosto, às vezes formando uma fileira de carocinhos ou feridas. Como a esporotricose pode ser confundida com outras doenças de pele, o ideal é procurar um médico para avaliação. A Clínica 4 Patas fica na rua Alvício Silva, 46, bairro Carlos Wilkens. O telefone para informações é o 51-3041.7198.


Redação: Vanessa Martins
Fotos: Pixabay e 4 patas/divulgação

Postar um comentário

0 Comentários