CACHOEIRINHA: Prefeitura segue trabalhando para solucionar a questão da "ilha de lixo" no rio Gravataí



A "ilha de lixo" que ficou represada em um trecho do rio Gravataí que corta a cidade, segue recebendo atenção da prefeitura de Cachoeirinha.


Na tarde desta sexta-feira (10), a Defesa Civil de Cachoeirinha, órgão ligado a prefeitura, com o apoio da Defesa Civil de Porto Alegre e Gravataí, instalou mais uma barreira de boias de contenção no rio Gravataí. A ação recebeu o apoio da Argamassas São Léo, que cedeu um barco e trabalhadores para auxiliar na instalação das boias de contenção.


Com isto, a prefeitura de Cachoeirinha reforça as barreiras para impedir que a ilha de lixo se mova em direção ao Delta do Jacuí e consequentemente ao lago Guaíba.

A secretaria municipal de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico segue em busca de empresas especializadas para a retirada do lixo, já que os valores iniciais apresentados para o serviço são bem altos. E a nova gestão quer resguardar o erário, visto que essa despesa não era esperada e os valores terão de ser redirecionados de outras pastas para a execução deste serviço.

Todo esse lixo, que pelas imagens se trata em sua grande maioria de resíduos domésticos, foi descartado indevidamente por parte da população das cidades por onde passa o rio Gravataí. São muitos os arroios que também deságuam no rio, sendo outra fonte de poluição.

O caso se tornou matéria nacional e a unanimidade na grande imprensa é uma só: faltou consciência ambiental nos moradores que não pensaram duas vezes em jogar lixo dentro do rio e seus arroios. Um rio que deságua no Delta do Jacuí, que consequentemente vai para o lago Guaíba.

O prefeito Cristian e o seu vice, delegado João Paulo Martins seguem acompanhando os trabalhos, além de manter o diálogo com os técnicos ambientais e com os prefeitos da bacia do rio Gravataí em busca da melhor solução para o caso.


Tiago Cechinel/PMC
Edição: Redação Info do Vale Notícias

Postar um comentário

0 Comentários