Eleições 2022: redes sociais de Bolsonaro e Lula cresceram em número de seguidores

 


Via Observatório das Eleições

A edição desta semana do Observatório das Eleições da Vert.se – empresa de business intelligence com foco em dados de redes sociais – mostra que, nos últimos sete dias, as redes sociais de ambos os candidatos à Presidência da República cresceram em número de seguidores. Jair Bolsonaro “ganhou” aproximadamente 330 mil seguidores no Instagram e mais de 122 mil no Twitter. Já os perfis de Luiz Inácio Lula da Silva receberam volume de novos seguidores acima de 150 mil no Twitter e mais de 184 mil no Instagram.


Outros pontos analisados pelo estudo foram os termos mais procurados no Google a respeito dos candidatos. Desde o início da campanha eleitoral até o momento, percebe-se que as buscas no Google pelo termo “fake news” foram crescendo e alcançaram seu pico dois dias após o primeiro turno, quando surgiram nas redes imagens de Bolsonaro na maçonaria e em foto, adulterada, dele junto a uma imagem ligada ao satanismo.

Mas quando se analisa a busca pelo nome de cada um, ações, atuações e escândalos são algumas das pesquisas mais comuns. O volume médio de buscas pelos nomes dos presidenciáveis ficou bem parecido nesse recorte, mas com Bolsonaro estando a apenas 3% à frente de Lula. “Aparecida” é a principal palavra associada ao atual presidente nas pesquisas dos últimos sete dias, enquanto “CPX” está nas principais buscas relacionadas ao candidato petista. Ambos os termos têm relação com atos que os dois participaram durante o feriado do dia 12.

Voltando às redes sociais de cada candidato, a visita de Bolsonaro a Aparecida foi o assunto mais comentado em seus perfis oficiais, com ênfase às confusões causadas. Já a ida de Lula ao Complexo do Alemão foi o destaque em suas redes, mas com fake news envolvendo o boné que ele usava, com a sigla CPX, utilizada como abreviação da palavra “complexo”, mas que foi associada a facções criminosas, como o Comando Vermelho.

Saiba tudo sobre os números e assuntos mais quentes das redes de cada candidato, apurados pela Vert.se nas imagens abaixo:
















Postar um comentário

0 Comentários