Horto Municipal distribuirá mudas de citronela nas unidades de saúde de Cachoeirinha




A distribuição das mudas será iniciada esta semana nos postos de saúde de Cachoeirinha. O cronograma dos postos de saúde, será realizado pensando em regionalizar a disseminação das mudas no município.


A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Horto Municipal Chico Mendes, realizará uma ação de combate a dengue. A ação consiste na produção em maior escala da citronela e distribuição da mesma. A planta medicinal é considerada como um repelente natural do aedes aegypti, além disso, mantém o mosquito afastado numa área de até 50 metros quadrados.

A distribuição das mudas será iniciada esta semana nos postos de saúde de Cachoeirinha. O cronograma dos postos de saúde, será realizado pensando em regionalizar a disseminação das mudas no município.

A secretária Sueme Pompeo de Mattos se reuniu com o Prefeito Cristian Wasem para apresentar as primeiras mudas de citronela, juntamente da equipe do Horto Municipal que está cuidando do projeto. “Ficamos felizes por darmos inicio a mais uma ação de combate a dengue. Precisamos da conscientização de todos para diminuir o número de casos em nossa cidade. Esperamos o empenho da população nesta ação”, comentou Sueme.

"A dengue é uma doença grave e precisamos agir de diversos modos para combater a proliferação do Aedes aegypti na cidade. Além dos cuidados em não deixar potes e vasilhas com água acumulada, as mudas de citronela são uma opção a mais para evitar a aproximação dos mosquitos", comenta o prefeito Cristian.

O presidente da Câmara de Vereadores, Gelson Braga, também estava presente no ato. Gelson que é funcionário concursado da prefeitura e é conhecido há anos por suas ações de combate a dengue no munícipio. Os servidores Nerison Medeiros e Ciro Calovy também participaram da reunião.

Após o indivíduo receber a muda, receberá um panfleto com orientações de plantio. A citronela deve ser plantada em uma cova (terra fofa) de 20 a 30 cm de profundidade e de largura, nas proximidades de portas e janelas para levar a essência para dentro de casa. A pessoa deve aguar por 10 dias seguidos a muda.




Texto: Vitória Karoline/PMC
Edição: Info do Vale Notícias
Foto: Divulgação



Postar um comentário

0 Comentários