Combate à fome, transporte e saúde estão entre as prioridades de Edegar Pretto no Vale do Gravataí





Em evento no município de Alvorada, o pré-candidato do PT ao Governo do RS defendeu que o Estado volte a estar presente na vida das pessoas

Pautas prioritárias para o desenvolvimento do Vale do Gravataí foram apresentadas ao deputado Edegar Pretto, pré-candidato do PT ao Governo do Rio Grande do Sul, durante a instalação da coordenação regional da sua pré-campanha e de Lula. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Alvorada, na noite desta segunda-feira (25), com a participação de cerca de 200 pessoas.


Apoiadores e lideranças ressaltaram a importância do Estado olhar para a atual realidade de Alvorada, Viamão, Gravataí, Glorinha e Cachoeirinha, municípios que compõem a regional, e pensar políticas que atendam a mobilidade urbana, a inclusão social, o desenvolvimento sustentável, a saúde e a segurança.

Para Pretto, trata-se de direitos que estão sendo negados à população. Ele lamentou que o Governo de Eduardo Leite tenha comemorado um superávit de R$ 2,5 bilhões, enquanto 1,2 milhão de pessoas estão abaixo da linha da pobreza, sobrevivendo com R$ 277 por mês, na região Metropolitana de Porto Alegre.

“O povo tem que ter de volta a oportunidade do pleno emprego e o salário mínimo valorizado, como foi no Governo Lula. Tem que ter uma saúde acolhedora, um transporte decente e comida na mesa. O churrasco do gaúcho não pode continuar sendo um artigo de luxo. As pessoas não querem favor ou benevolência, querem uma oportunidade”, ressaltou.

A coordenadora regional do PT, Karla Reneé, explicou que o Vale do Gravataí elegeu esses temas como prioridades para debater com a sociedade e como contribuição para o Programa de Governo de Pretto, que será elaborado a partir de assembleias populares, contemplando todo o RS.

“Os nossos municípios estão com problemas gravíssimos de transporte, como em Alvorada, que não tem mais ônibus municipais, só interurbanos. Na região, há ainda um número enorme de pessoas desempregadas e abaixo da linha da pobreza. Os usuários da saúde têm que procurar outros municípios por causa da carência dos hospitais. Temos problema de segurança pública, com altos índices de assaltos, jovens sendo assassinados e guerra das facções. Também precisamos pensar no desenvolvimento sustentável, na questão do meio ambiente, do cuidado com a natureza”, pontuou Karla.

De acordo com a deputada Stela Farias, a militância do partido tem a responsabilidade histórica de retomar o projeto representado por Lula e Pretto, a fim de devolver a dignidade aos trabalhadores e trabalhadoras do estado e país. “Hoje é uma noite de luta, de preparação. Que estejamos todos nós com a nossa alma, com a nossa vida, com a nossa disposição entregue a essa pré-campanha. Nosso povo espera isso de nós”, destacou.

Pretto está percorrendo diversas regiões do RS para, juntamente com as lideranças locais de diferentes partidos e setores, instituir as coordenações que ficarão responsáveis pelo impulsionamento da sua pré-campanha e a de Lula. Após esta etapa, esses grupos ficarão responsáveis pela organização de seminários regionais, que serão fóruns de debates, exercitando o legado do partido, que tem na sua essência a participação popular. O conteúdo desses debates darão os subsídios necessários para a formatação de um Programa de Governo que contemple as necessidades da população gaúcha.

No Vale do Gravataí farão parte da coordenação regional da pré-campanha, conforme as lideranças regionais, integrantes do PT, PV e PCdoB, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da juventude, de sindicatos, dos povos indígenas e do movimento negro, LGBT e de mulheres, entre outras organizações.

Também participaram do evento os deputados federais Dionilso Marcon, Henrique Fontana e Bohn Gass; a deputada estadual Sofia Cavedon; o presidente do PCdoB de Cachoeirinha, Sidney Sanches; o diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS - câmpus Alvorada, Fábio Marçal; vereadores, ex-prefeitos, pré-candidatos a deputados estaduais e federais, além de militantes e apoiadores.

Via Ascom - foto: Rafael Stédile






Postar um comentário

0 Comentários