Gravataí participa do 1º encontro de Profissionais de Museus e Espaços Culturais de Porto Alegre e Região




Ação foi realizada no Museu Militar do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre

Representando a Prefeitura de Gravataí, servidores da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL) participaram do 1º encontro de Profissionais de Museus e Espaços Culturais de Porto Alegre e Região, realizado na última quinta-feira, 16, na capital gaúcha. Nesta primeira reunião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Museu Militar do Comando Militar do Sul (MMCMS), que, recentemente, voltou a atender ao público, após passar um período fechado em decorrência da pandemia.

Aproveitando este período sem atendimento ao público, o local também passou por uma série de reformas significativas em seu acervo e estrutura. Neste período, ainda, houve a troca na administração do museu. Para coordenar o espaço, foi contratado o coronel Ílio Araújo de Oliveira Júnior, de Minas Gerais, e duas profissionais da museologia e um historiador.

Presente no encontro, a secretária substituta da SMCEL, Simone Lourenci, ressaltou a importância de conhecer as técnicas utilizadas durante o restauro do museu, além de toda a história presente no local. “Ficamos muito felizes em ver os museus reabrindo e proporcionando estes momentos culturais tão importantes para a nossa história”, disse Simone.

O Museu Militar do Comando Militar do Sul (MMCMS) está localizado na Rua dos Andradas, 630, no Centro de Porto Alegre. O local atende a população de segunda a sexta-feira e o acervo, também, pode ser visitado de forma on-line clicando aqui.

Durante a visitação, também, estiveram presentes os servidores Bryan Scarparo e Maria Inês Guilloux Leal.


Por João Pedro Espíndola/PMG - Foto: Divulgação - Revisão: Tiemi Sá/PMG

Postar um comentário

0 Comentários