Guarda Municipal de Gravataí é homenageado em Brasília



Marcos Machado Maier, agente da Guarda Municipal de Gravataí foi homenageado na última quarta-feira (9).

A homenagem ao GM Maier foi concedida pelo deputado federal Gurgel, do estado do Rio de Janeiro, pelo seu ato de bravura, em decorrência a uma tentativa de assalto onde Maier reagiu e prendeu o ladrão. As imagens do ocorrido percorreram o Brasil e até o exterior.

O fato se deu no início de 2021 em Porto Alegre e foi registrado por uma câmera posicionada bem no local do ocorrido.

A Associação das Guardas Municipais do RS, através do presidente Robson Ferraz, Guarda de Sapucaia do Sul e do GM Gustavo Rocha, da Guarda Municipal de Gravataí, também realizaram uma homenagem ao GM Maier em solo gaúcho.

Ao receber as imagens, o deputado Gurgel postou em suas redes sociais a ocorrência do GM Maier sem ter conhecimento de que se tratava de um Guarda Municipal do Rio Grande do Sul. Ao ser informado fez questão de recebê-lo no Salão Verde do Congresso Nacional e parabenizá-lo em público pelo excelente feito.

PEC 275

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 275, trata da inclusão dos agentes das Guardas Municipais de todo o Brasil no caput do artigo 144 da Constituição Federal, que trata da Segurança Pública. A proposta seria incluir através de um novo inciso, assim como se deu com as Polícias Penais, antes Agentes Penitenciários.

A proposta apresentada pelo então deputado federal, Cabo Sabino, do Ceará, está arquivada. Maier em conversas com os deputados Gurgel e o gaúcho Nereu Crispim, conseguiu o compromisso da luta para desarquivar a PEC 275.

Se a PEC 275 for aprovada, os guardas municipais de todo o território nacional terão acesso aos mesmos direitos que os demais membros da Segurança Pública, inclusive o direito a aposentadoria especial.

As Guardas Municipais desenvolvem um trabalho de polícia cidadã, preventiva e repressiva quando necessário. Atualmente agentes das Guarda Municipal podem andar armados em serviço desde que seja oferecido todos os cursos necessários para o uso de armas de fogo, que geralmente são ministrados através de convênios entre os municípios e os estados, através das policias civis e militares.

Na região, vemos os guardas municipais atuando diariamente no patrulhamento ostensivo e em operações conjuntas com a Brigada Militar e outras forças de segurança. 


Edição: Info do Vale Notícias - foto: divulgação






Postar um comentário

0 Comentários