GRAVATAÍ | Comunicador Maurílio de Morais doa tempo para ajudar na campanha de doação de sangue



Com 75 anos de idade, morador da Vila Natal foi tocado pelo baixo estoque do banco de sangue do Hospital Dom João Becker



Na tarde desta segunda-feira, 22, Maurílio de Morais, 75 anos, se arrumou, colocou a sua máscara e foi trabalhar em prol da comunidade. Comunicador há 59 anos, ele saiu dirigindo o seu carro de som com uma mensagem incentivando que as pessoas doem sangue. "Sou pai, avô, bisavô e penso no sofrimento das pessoas que estão precisando do sangue e dos profissionais da saúde que estão trabalhando e não podem fazer mais por aquela pessoa porque o banco está vazio. Somos seres humanos, precisamos ajudar uns aos outros ", disse, emocionado, o idoso.


Desde a última semana, o Hospital Dom João Becker Santa Casa vem alertando para o baixo estoque de sangue no seu banco e este fato faz com que procedimentos sejam adiados. Por conta disso, a casa de saúde está fazendo um apelo para que os gravataienses doem sangue. Cirurgias, transfusões e outros procedimentos podem ser paralisados pela falta de doadores.


No carro de som de Maurílio, que está passando pelos bairros, uma mensagem informa que, na quarta-feira, 24, a partir das 7h45, um ônibus irá sair de Gravataí em direção a Porto Alegre para a coleta. O transporte ida e volta é gratuito e realizado em parceria com a empresa Sogil. Interessados em realizar esse gesto de amor ao próximo podem se inscrever pelo telefone 3043-8369.


Maurílio ainda revela que, por conta da sua idade e histórico de saúde, já não pode mais ser doador, mas que arrumou outro jeito de poder colaborar. "Muitas pessoas só precisam de um empurrãozinho para ajudar e, quem sabe, é a minha mensagem que fará isso. Se cada um fizer um pouquinho, teremos muito", afirmou o comunicador.


O hospital reúne, mensalmente, um grupo de doadores do município para a coleta na Santa Casa em Porto Alegre, onde existe banco de sangue. Em parceria com a empresa Sogil, os voluntários são transportados de maneira gratuita. “A doação de sangue é um gesto no qual a instituição hospitalar se organiza, mas depende fundamentalmente da consciência social do cidadão. Aqui em Gravataí, sabemos que existem muitas pessoas imbuídas desse espírito. Então, nos cabe dar condições para a doação e ampliar ao máximo a divulgação para que continuemos a salvar vidas. Agradecemos muito o apoio do senhor Maurílio e de todos que colaboram com a nossa campanha”, afirmou o superintendente do Hospital Dom João Becker, Dr. Antônio Weston.

Sobre a doação de sangue


Para aqueles que não puderem ir doar com o transporte disponibilizado na quarta-feira, 24, há outras opções de dias e horários. O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre atende de segunda a sábado, mediante agendamento prévio do horário. Ao chegar ao local, basta informar que a doação se destina ao Hospital Dom João Becker.

Na casa de saúde de Gravataí, são utilizadas, em média, 200 bolsas de sangue por mês, sendo necessários, ao menos, 300 doadores por mês de todos os grupos sanguíneos.

Para doar, basta apresentar documento com foto, válido em todo território nacional, ter entre 16 e 69 anos de idade e peso acima de 50 kg. Mesmo quem já teve Covid-19 também pode fazer a doação, desde que já tenham se passado 30 dias após a cura.

O Banco de Sangue da Santa Casa está localizado na Avenida Independência, 75, no Centro de Porto Alegre. Mais informações pelo fone (51) 3214-8025 ou pelo WhatsApp (51) 98040-7248.


Texto e foto: Paloma Vargas com colaboração de Nelson Dutra - Assessoria Hospital Dom João Becker 
Edição: Tiemi Sá.



Postar um comentário

0 Comentários