Bolsonaro inaugura a nova ponte do Guaíba e novo trecho duplicado da BR-116

A nova ponte será uma alternativa à ponte Getúlio Vargas (ponte móvel), que funciona desde 1957

O Presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia de inauguração da nova Ponte do Guaíba, nesta quinta-feira (10), em Porto Alegre (RS). A obra desafogará o trânsito na cidade. A estimativa é que 50 mil veículos passem diariamente pelo local, melhorando a ligação da capital com o Porto do Rio Grande e o fluxo interno.

“Estamos inaugurando uma obra que não começou conosco, como a grande maioria das obras não começaram conosco. Mas nós falamos: vamos terminar todas aquelas que forem possíveis de serem terminadas. Afinal, entre começar uma obra e terminar outra, é muito mais proveitoso terminar”, afirmou o Presidente.

A estrutura será uma alternativa à ponte Getúlio Vargas, que funciona desde 1957 e tem um vão móvel que precisa ser elevado quando uma embarcação de grande porte precisa passar sob ela.

O içamento da ponte ocorre diariamente e os carros ficam parados esperando, o que provoca congestionamento na região metropolitana de Porto Alegre e afeta o trânsito interno da cidade. Com a nova Ponte do Guaíba, esse problema acaba, já que ela tem uma altura livre de 40 metros do nível da água e, por isso, não precisa ser elevada.


Estrutura da ponte

A nova Ponte do Guaíba tem 2,9 quilômetros de extensão suspensos e está apoiada em 3.232 estacas. É composta por duas faixas de rolamento para cada sentido, cada uma com 3,8 metros de largura cada, canteiro central de 1,3 metro e acostamentos de 3,9 metros.

O empreendimento foi executado quase na totalidade por elementos pré-fabricados. Ao todo, foram moldadas mais de 18 mil unidades de estacas, pilares, vigas, lajes, aduelas, guarda-rodas e outras que consumiram 348,7 mil toneladas de concreto e quase 19 mil toneladas de aço.

Iniciada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em 2014, a obra passou por período de estagnação e foi retomada a partir de janeiro de 2019, sendo classificada como prioritária pelo Governo Federal. 


Entregue novo trecho de duplicação da BR-116

Melhores condições de trafegabilidade para escoar a produção nacional para os países do Mercosul é uma vantagem trazida pela liberação, nesta quinta-feira (10), de mais 27,1 quilômetros de pista duplicada da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, no Rio Grande do Sul. O Presidente Jair Bolsonaro, acompanhado de ministros, participou da cerimônia que marcou a entrega da pista.

A obra de duplicação da BR-116 entre Guaíba e Pelotas tem 211,2 quilômetros e está dividida em nove lotes construtivos. Com a entrega desta quinta-feira, 57% do total a ser duplicado está concluído, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A BR-116 é a principal via de acesso ao sul do estado e ao Porto de Rio Grande, considerada corredor de escoamento de produção entre o Brasil e o Mercosul.

Melhorias na BR-116

O projeto de duplicação da BR-116 beneficia diretamente 12 municípios da região sul do estado. Ao longo dos últimos dois anos, o Ministério da Infraestrutura concluiu e liberou ao tráfego trechos em Pelotas, São Lourenço do Sul, Turuçu, Cristal, Camaquã, Tapes e Barra do Ribeiro.

Além da implantação de uma nova pista, os usuários contarão com melhorias como travessias urbanas, ruas laterais, retornos operacionais, viadutos, passarelas e pontes. As intervenções proporcionarão mais segurança, conforto e organização ao tráfego das cidades próximas.


Bolsonaro e o Ministro Tarcísio na nova ponte do Guaíba
Foto: Alan Santos/PR


Postar um comentário

0 Comentários