Marco Alba entrega novo e moderno caminhão ao Corpo de Bombeiros de Gravataí





Caminhão foi adquirido com recursos do Funrebom


Nesta segunda-feira, 10, a Prefeitura de Gravataí, na presença do prefeito Marco Alba, realizou cerimônia de entrega um novo e moderno caminhão de bombeiro adquirido com recursos do Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiro (Funrebom), com investimento de R$ 687 mil e capacidade de cinco mil litros de água em seu tanque. O novo caminhão de bombeiros possui um tanque de 250 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE) para combate de líquidos inflamáveis e também na extinção do fogo em veículos, proporcionando assim, mais rápida extinção das chamas.

"O Corpo de Bombeiros chegou aqui em Gravataí em 1984 pela luta da comunidade. As negociações aconteceram através da Acigra. Quando assumi a Secretaria Municipal da Indústria e Comércio pude contribuir e buscar alternativas para o custeio do aluguel do quartel através de dotação orçamentária específica. Em novembro de 2019, inauguramos a sede própria do Corpo de Bombeiros na cidade, após longos anos custeando aluguel", disse o prefeito Marco Alba, que complementou: "Hoje a comunidade celebra a conquista deste novo caminhão, que significa melhoria nas condições de trabalho dos bombeiros e no atendimento da população da nossa cidade".

“O município investiu, somente nesta gestão, mais de 4 milhões de reais em equipamentos ao Corpo de Bombeiro de Gravataí, o que o torna um dos mais bem equipados do nosso Estado. Como resultado disso, o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) aumentou de 4 para 9 mil autuações no município, que são realizadas no sentido da prevenção”, relatou o secretário Municipal para Assuntos de Segurança Pública Coronel Flavio Lopes.

Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul Cesar Eduardo Bomfanti, explicou que é a partir dos trabalhos de prevenção que os bombeiros fazem por meio da emissão e fiscalização de PPCIs, que foi possível reunir o montante necessário no Funrebom para a compra do novo caminhão. “Esse investimento proporciona um melhor atendimento para a comunidade de Gravataí. Por isso, é fundamental a parceria com a Prefeitura de Gravataí para a destinação correta destes recursos. Esta é a primeira vez que o Corpo de Bombeiros de Gravataí recebe um caminhão zero”, ainda frisou Bomfanti.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Áureo Tedesco, os vereadores Airton Legal, Flávio Ávila e Carlos Fonseca, o comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar tenente-coronel Jeferson Francisco Ecco, comandante do Pelotão de Bombeiros de Gravataí, tenente Adriano da Silva e representando o comando do 17º Batalhão de Polícia Militar de Gravataí, tenente Melo.


O novo caminhão de bombeiros


Por ser tripulado por até seis bombeiros, possui uma bomba de água cujo jato pode atingir uma distância de até 40 metros de alcance e motor de 280 cavalos, que proporciona melhor tempo de resposta no atendimento a ocorrências. Possui também, sistema de torre de iluminação para ocorrências noturnas e câmera de ré.

O Corpo de Bombeiros de Gravataí


Em 1º de julho de 1983, através de Lei Ordinária 133, o município firmou convênio com o Estado para a execução dos serviços de prevenção de incêndios da cidade. Assim, o Corpo de Bombeiros de Gravataí existe desde 17 de julho de 1984.

Em 29 de novembro de 2019 foi inaugurada as modernas instalações do Corpo de Bombeiros de Gravataí, que pela primeira vez, desde a sua criação, passou a ter sede própria, estrategicamente localizada, na Avenida Dorival de Oliveira, próximo a parada 74.


Por Giulliano Pacheco - Foto: divulgação/PMG



Postar um comentário

0 Comentários