Ação voluntária em praça de Gravataí ganha destaque na imprensa estadual



Prefeitura de Gravataí louva atitude do morador Paulo Roberto Espíndola 


Segundo a definição do dicionário Aurélio, voluntário é aquele que procede espontaneamente. São aquelas pessoas que doam o seu tempo ou habilidade em prol de uma causa, sem receber nada em troca. Morador de Gravataí, Paulo Roberto Espíndola, 60, consertou voluntariamente brinquedos de um playground público da cidade e viu seu exemplo ganhar repercussão na mídia estadual.

Na sexta-feira, 31, durante o plantão da Guarda Municipal, foi recebida uma denúncia que fazia menção a um homem que estaria mexendo nos equipamentos da praça da parada 72. Quando chegaram lá, avistaram o senhor Paulo Roberto, serralheiro por profissão, doando-se para o conserto de equipamentos danificados. A atitude, até então inesperada, gerou uma grande comoção nos agentes, que realizaram publicação nas suas redes sociais na internet, dando grande visibilidade para o gesto.

“Como inspetor do turno sempre olho com bastante atenção toda e qualquer demanda, e fico sempre muito comovido com situações como essa. Sempre que depender de mim, farei o possível para dar luz a ações como esta. Uma atitude simples que nos passou uma baita mensagem de solidariedade”, disse o Guarda Municipal Gustavo Rocha Rodrigues, que esteve acompanhado dos colegas Cristian Becker Zanini e André Ferreira Silveira.

“Eu levo minha neta com frequência nesta praça e observei que o balanço estava arrebentado. Pensei então, vou ter que voltar aqui para arrumar, pois alguma criança poderá ser machucar”, explicou Paulo.

O secretário Municipal de Serviços Urbanos, Paulo Garcia, explica que atitudes como esta são louváveis. “É um exemplo a ser seguido. Desejamos que mais pessoas possam zelar pelo mobiliário público urbano.” A praça recebeu manutenção na mesma semana, pois a rotina da pasta é promover com rapidez e presteza o conserto dos equipamentos sempre que observados pela equipe técnica ou denunciados pela população.

Repercussão na mídia estadual

O final de semana de Paulo Roberto foi bastante agitado. Repórteres das principais emissoras de rádio e TV do nosso estado não param de ligar para o celular do seu filho. O belo exemplo tem recebido destaque nos jornais. “Para nós, aqui de casa, isso tudo é uma grade surpresa. Não esperávamos essa repercussão, pois nossa doação pela comunidade não é de hoje. Moro há 50 anos em Gravataí e tenho amor pela nossa cidade”, desabafou o serralheiro.

Uma história de superação e dedicação ao próximo

Paulo é casado com Eliane Barcelos Gonçalves, 53, pai de Eduardo Gonçalves da Silva, 29, e avô de Beatriz Rodrigues da Silva, de apenas dois anos. Serralheiro há seis anos, passou 13 anos anteriores da sua vida trabalhando como mecânico industrial. Lembra que iniciou na construção civil, o que debilitou muito a sua saúde. Em 2014, foi diagnosticado com câncer de próstata, tendo que passar por cirurgia e tratamento quimioterápico. Ano passado foi agraciado com notícia de que está curado da doença.

“Todo final de ano, eu compro uma cesta básica, com um pedacinho de carne e faço uma doação para uma família carente. É uma forma de retribuir um ano de trabalho e comida que colocamos na nossa mesa”, emociona-se.

A família também junta tampinhas de garrafa para o Instituto do Câncer, promove sopão no inverno para comunidades carentes e está sempre de portas abertas para ajudar o próximo. “Hoje, inclusive, estamos muito felizes. Recebemos uma ligação de uma família de Cachoeirinha querendo nos doar material para serralheria do pai”, contou Eduardo.

Paulo Roberto tem seu comércio situado na Rua Jerônimo Timóteo da Fonseca 360, na Parada 72. Aos interessados em ajudar a família nas ações sociais que costumam realizar, o telefone para contato é (51) 98249-4931.

Cuide das praças da cidade

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos é receptiva aos voluntários na preservação das praças de Gravataí. O telefone para contato é 3600-7503. Vale lembrar que a Prefeitura de Gravataí possui um cronograma de conservação e limpeza de praças e espaços públicos que é realizado durante todo o ano.


Por Giulliano Pacheco - Foto: Eduarda Narciso/PMC


Postar um comentário

0 Comentários