Prefeitura de Cachoeirinha vai instalar rede de fibra óptica para monitorar praças, escolas e postos de Saúde







Programa Cachoeirinha Digital vai implantar uma rede de fibra óptica em toda a cidade, que vai possibilitar o videomonitoramento em 20 praças, todas as escolas, as unidades de Saúde e disponibilizar wi-fi gratuito.


Cachoeirinha está dando mais um passo para reforçar a segurança da população, além de qualificar os serviços de todos os seus setores, através da implantação de rede de fibra óptica que interligará os prédios e logradouros públicos. "O programa Cachoeirinha Digital proporcionará uma internet mais rápida e econômica, unificando o serviço em uma rede única, além de qualificar os serviços oferecidos pela Prefeitura", explica a secretária municipal de Modernização Administrativa e Gestão de Pessoas, Aline Mello Lima.

O contrato com a empresa Smart Tecnologia em Comunicação Ltda, assinado nesta quarta-feira, 11, prevê ainda a instalação de câmeras de videomonitoramento em todos os prédios públicos: sede administrativa, complexo de serviços, escolas, unidades de Saúde, etc e em 20 praças, com acesso às imagens pela sala de videomonitoramento do Centro Integrado de Controle e Comando (CICC). Além disso, o programa vai proporcionar uma maior democratização no acesso à comunicação, já que será disponibilizado à população wi-fi gratuito em 20 pontos de praças. "A implantação do programa pretende proporcionar o desenvolvimento socioeconômico e educacional, para a real modernização da comunicação e gestão administrativa de dados, além de estabelecer infraestrutura para a segurança pública do município", avaliou o prefeito Miki Breier.

Conforme o contrato, a infraestrutura de comunicação será de alto desempenho e confiabilidade, capaz de suportar diversas tecnologias emergentes de voz, dados e vídeo sobre IP, 100% em fibra óptica, e preparada para as novas demandas, que requeiram troca de informações em tempo real, como telemedicina, wi-fi público e videomonitoramento on-line nas praças, videoconferência, teleaulas, tele vigilância e outras aplicações em benefício da educação, da saúde e da eficiência da administração pública, que permitam também a inclusão de sistemas analíticos, como por exemplo, a leitura de placas veiculares. Para o secretário municipal de Governança e Gestão, Gilson Stuart, trata-se de uma revolução que vai tornar Cachoeirinha 100% digital. "Aliado ao projeto de modernização da iluminação pública, que está em andamento, a cidade se tornará uma referência em termos de segurança".

O contrato tem um valor mensal de R$ 113 mil reais e, segundo o sócio-diretor da empresa, Ricardo Giovanella Neto, o sistema deve estar totalmente implantado em até três meses.


Veja alguns dos outros benefícios do sistema de fibra óptica:


- Além disso, centralizar e otimizar recursos, tais como ligações telefônicas internas e externas, acesso a servidores de banco de dados, correio eletrônico, autenticação de usuários e acesso à Internet e Intranet para uso dos empregados permitirá a Prefeitura controlar com eficiência o gasto e o uso de seus recursos administrativos e operacionais;

- Possibilidade de implantação, pelo município, de uma gestão inovadora na área da saúde, com soluções de alta confiabilidade e complexidade possibilitando concretizar parecerias com centros renomados em tecnologias avançadas ou Hospitais Universitários, para ações em tele atividades como a tele saúde e telemedicina. Diretamente através de um navegador web de qualquer lugar com acesso à internet, será possível realizar diversos serviços com eletrocardiogramas, permitindo laudos remotos (ou segunda opinião médica), consultas, cadastro de usuários, entre outras modalidades de gestão centralizada na operacionalização de processos para o atendimento da população;

- Nas escolas e instituições de ensino públicas municipais, a inclusão digital e tecnológica possibilitará à comunidade escolar o acesso às novas tecnologias de informação fornecendo maior vigor para os trabalhos escolares e auxiliam os educadores nas atividades em aula. Viabilizará também, o ensino a distância e biblioteca on-line;

- Facilidade ao acesso via telefonia IP entre as localidades municipais interligadas, diminuídos custos de tarifas com a operadora telefônica (prevendo redução de no mínimo 30%) e controle eficiente de ligações através de relatórios periódicos individuais e setoriais, garantindo a qualidade e disponibilidade do serviço.

Por Vanessa Martins/PMC - foto: Agência Brasil


Postar um comentário

0 Comentários