Caminhão roubado em Canoas é recuperado em Cachoeirinha graças ao cercamento eletrônico



Veículo de carga com placa de Canoas estava em situação de roubo/furto no banco de dados da Secretaria de Segurança Pública e passou por uma das câmeras com sistema OCR.


A Guarda Municipal e a Guarda Municipal de Trânsito de Cachoeirinha recuperam, no início da tarde desta terça-feira, 15, um semi-reboque com placa de Canoas que estava em situação de roubo/furto desde ontem no banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado. O veículo passou por uma das câmeras com sistema OCR, interligada ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade. O sistema faz a leitura da placa e confere com o banco de dados. Se o veículo está irregular, o CICC é acionado. "Após esta identificação, nós recebemos o alerta em questão de 5 a 10 segundos, então é um sistema realmente dinâmico que nos permite uma atuação rápida", explicou o comandante da Guarda Municipal de Trânsito, João Renato. A partir da localização do caminhão, identificamos as possíveis rotas de fuga e fizemos o bloqueio das vias, mas o motorista não demonstrou a intenção de fugir e não resistiu à abordagem, alegando que é funcionário da empresa e estava fazendo entrega de mercadorias. Tudo isso será investigado pela polícia, para onde ele foi encaminhado", esclareceu o comandante da Guarda Municipal, Jonas Alvarino.

O Cercamento Eletrônico, ferramenta implantada em Cachoeirinha para combater crimes ligados a veículos completou um ano no início de outubro. De acordo com o CICC, Cachoeirinha reduziu 55% dos roubos de veículos se considerados os cinco primeiros meses de 2019 com relação ao mesmo período no ano passado. "Já recuperamos 60 carros em 55 semanas", diz o prefeito Miki Breier. A iniciativa é pioneira no Estado e será ampliada com a implantação de novas câmeras.

Por Vanessa Martins/PMC - Fernando Planella/PMC 






Postar um comentário

0 Comentários