Prefeitura de Cachoeirinha vai participar de licitação para compra coletiva de medicamentos



Novos processos estão sendo encaminhados pela Granpal e vão contemplar também equipamentos odontológicos.


Desde 2017, Cachoeirinha participa da compra conjunta de medicamentos realizada pela Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre), entidade presidida atualmente pelo prefeito Miki Breier. A modalidade coletiva, em que várias prefeituras participam, é uma solução para reduzir custos. "É uma licitação que gera uma grande expectativa nos fornecedores. Comprando em quantidades muito maiores do que o município individualmente, é possível uma negociação muito melhor", explica José Luís Barbosa, diretor executivo da Granpal.

Na primeira licitação de 2017, realizada pela Granpal, a modalidade garantiu uma economia total de 20% na compra, segundo a instituição. 

No processo licitatório para aquisição de medicamentos, que está sendo encaminhado, novos itens estão entrando na lista. E até final de outubro a Granpal já deve ter encerrado o trabalho de listar todos os pedidos de medicamentos e insumos médicos que serão licitados. 

O secretário municipal da Saúde, Paulo Abrão, salienta a importância de contar com as compras coletivas da Granpal, apesar da cidade já ter sua própria ata de registro de preços.  "O investimento mensal em compra de medicamentos em Cachoeirinha é atualmente de R$ 162.000,00, para atender uma demanda de 15 mil usuários por mês que são atendidos na farmácia municipal. A possibilidade de diminuir os custos de compra pode garantir um aumento no número de usuários atendidos", comenta Abrão.


Por Vanessa Martins/PMC - Edição: Redação Info do Vale - Foto: Kátia Freitas/PMC



Postar um comentário

0 Comentários