Prefeitura de Cachoeirinha investe mais de R$ 500 mil nas Unidades de Saúde no último ano



Valores foram aplicados na manutenção da rede elétrica e lógica, preparando os postos para a informatização que vai permitir a implantação do prontuário eletrônico e do sistema de marcação de consultas on-line, por exemplo.


Por Vanessa Martins - Foto: Agência Brasil


Desde o ano passado, a Prefeitura vem fazendo investimentos nas redes elétrica e lógica das Unidades de Saúde do município. Até agora, já foram aplicados mais de R$ 500 mil em conserto e restauração nestas áreas. “São medidas necessárias para a próxima etapa, que é a informatização das Unidades de Saúde. Com isso, teremos, por exemplo, condições de implantar o prontuário eletrônico, o sistema de marcação de consultas on-line, entre outras ações que vão modernizar e agilizar os serviços de Saúde como um todo”, explicou o secretário municipal da Saúde, Paulo Abrão. 

Além disso, a Secretaria adquiriu equipamentos de informática: 67 microcomputadores e quatro notebooks, e está alugando impressoras para facilitar a entrega de requisições aos pacientes.

Em termos de Recursos Humanos, a Secretaria da Saúde tem investido permanentemente na capacitação e reciclagem de profissionais da área. “Atualmente, 100% dos enfermeiros lotados na Secretaria estão capacitados a realizar testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. E quase todos estão capacitados para consultas de Pré-natal, atendimento de revisão de recém-nascidos e puerpério. Todas as Unidades contam com este atendimento”, esclareceu a Responsável Técnica da Enfermagem, Cristiane Josilco. “Nesta gestão, as capacitações são realizadas quinzenalmente com todos enfermeiros juntos, para que haja um maior diálogo e uma padronização no atendimento”, completou Paulo.

As autorizações de exames também estão sendo otimizadas e descentralizadas. “Nos atendimentos de Pré-natal nas Unidades, tanto nas Unidades Básicas (UBS) e Saúde da Família (USF), as gestantes já saem na hora com seus exames laboratoriais autorizados pela respectiva unidade de atendimento. A Secretaria Municipal de Saúde manda as autorizações para os postos, diminuindo a burocracia e facilitando o atendimento dos pacientes”, contou Cristiane. Outros exames também são autorizados na própria Unidade.
A Prefeitura conta com seis ESF, oito UBS e uma UBS 12 horas. A lista com os endereços e telefones de contato está disponível no link abaixo:




Postar um comentário

0 Comentários