Marco Alba inaugura o novo Centro Municipal de Saúde de Gravataí









Maior complexo de saúde especializado do município tem capacidade para atender cerca de 5 mil pessoas por mês 


Com um investimento de R$ 650 mil, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugurou, nesta segunda-feira, 08, o Centro Municipal de Saúde (CMS). O maior complexo de saúde especializado do município está localizado na Rua João Alves de Souza, 111, no Centro. O local funciona das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira, e tem capacidade para atender 5 mil pessoas por mês.


O Prefeito Marco Alba, durante o seu discurso, enfatizou a importância da obra e como isso mostra que, em meio a crise, o município consegue priorizar as necessidades da população. "Esse é um momento importante, de celebração. Em meio aos problemas que o país e o estado passam, nós estamos conseguindo não só manter os serviços essenciais, como qualificá-los. A saúde sempre foi uma das nossas prioridades. Nosso governo trabalha, antes de tudo, priorizando as pessoas e o interesse público. O Centro Municipal de Saúde é um investimento que vai ajudar a melhorar a vida de todos".

Alba destaca que todo o investimento só foi possível porque "temos um plano de governo em que a austeridade está em primeiro lugar". "Nosso objetivo de manter as contas sob controle e nunca retirar recursos dos serviços de saúde, educação e assistência social, foi cumprido desde o primeiro dia de governo. Só assim conseguimos investir 23% do orçamento em saúde, quando a lei obriga que se invista 15%." "Esse prédio é bonito assim e é 100% SUS e todo custeado pelo município", ressalta o prefeito.

O secretário Municipal da Saúde, Jean Torman, emocionou a todos quando, na sua fala, quando disse que as pessoas precisam ser tratadas como alguém que tem muita importância na vida do outro. "Sempre temos que pensar que aquela pessoa é a mais importante na vida de alguém e tratá-la como queríamos que tratassem alguém que ocupa este lugar em nossas vidas."

Ele se disse feliz em poder fazer parte deste momento histórico do município. "A alegria de estar participando dessa inauguração é porque diariamente enfrentamos lutas e desafios nas secretarias. Lutamos contra um cenário de crise e, mesmo assim, estamos inaugurando o terceiro maior espaço de atendimento de saúde do município. Serão atendidos, em média, 5 mil pessoas por mês aqui no Centro. Nesse local as pessoas encontrarão um atendimento acolhedor, carinhoso e com respeito".


Quando o atendimento faz toda a diferença


A aposentada Floripes Noema Weiland, de 69 anos, estava feliz em ver que começa nesta semana a ser atendida nas novas instalações. Moradora de Gravataí há 12 anos, ela já comemora o atendimento que vinha recebendo. Ela afirma que foi atendida pela equipe da Unidade de Saúde da Família Costa do Ipiranga, que a encaminhou para o centro de especialidades. "Eu estava com um grave problema de coração, pressão e triglicerídeos. Depois que fui acolhida, atendida e tratada pela doutora Helena Gentile (médica cardiologista), minha vida mudou."


A idosa ainda revela que o novo Centro trará mais qualidade de trabalho para a médica que tanto gosta. "Garanto que a doutora Helena vai continuar se preocupando com a nossa qualidade de vida e fazendo o seu trabalho com talento e dedicação".



Como é o Centro Municipal de Saúde


A infraestrutura, que tem sete (7) andares, começa a funcionar nesta quarta-feira, 10, e conta com os seguintes centros e especialidades: Centro de Nutrição e Qualidade de Vida (Cenq), Centro de Atenção à Saúde do Idoso, Centro de Especialidades Médicas - que oferece serviços de cardiologia, proctologia, pneumologia, urologia, nefrologia, otorrinolaringologia, dermatologia, neurologia pediátrica e adulta, gastroenterologia pediátrica, neonatologia, pneumologia pediátrica e fonoaudiologia.


Além disso, há o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que possui seis especialidades voltadas ao tratamento bucal: endodontia, periodontia, estomatologia, cirurgia buco-maxilo-facial, odontopediatria e o atendimento a pacientes com necessidades especiais.


Para acessar o serviço as pessoas precisam ser encaminhadas através das unidades básicas de saúde e de Estratégia de Saúde da Família.



Presenças

O presidente da Câmara, Clebes Mendes, lembrou em sua fala que "a entrega do Centro Municipal de Saúde mostra que temos profissionais dedicados que trabalham para que esse investimento chegue na população da melhor maneira". Além dele, estavam presentes os vereadores Nadir Rocha, Airton Leal, Alan Vieira, Alex Tavares, Fábio Ávila e Robertinho Andrade, além de diversos servidores da área da saúde e secretários do Governo Marco Alba. 



Texto: Douglas Schutz com Ana Müller - Foto: Paulo Oliveira/Letícia Vargas - Edição: Paloma Vargas 



Postar um comentário

0 Comentários