Jovens de Gravataí juram à bandeira em cerimônia para dispensa de serviço militar obrigatório





Ginásio Aldeião lotado foi palco do cumprimento do dever civil


Texto: Saskia Ebenriter - Foto: Paulo Oliveira - Edição: Paloma Vargas


Na manhã desta sexta-feira, 26, centenas de jovens nascidos no ano de 2001 ou em anos anteriores, compareceram ao Juramento à Bandeira, realizado pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Junta de Serviço Militar (JSM). A ação cívica ocorreu no Ginásio Aldeião (Avenida Adolfo Inácio de Barcelos, 1947, Centro). Após o juramento, os participantes receberam o documento para retirar o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

O ato de jurar à bandeira, para os dispensados do serviço militar obrigatório, é um ato simbólico, que mostra respeito à pátria e comprometimento com o país. "Esta cerimônia tem como objetivo dar uma mensagem a vocês que estão em preparação para a vida civil: assim como em seu lar, existem pessoas que dão o sentido de grupo, aqui representamos o conjunto da sociedade. Não vivemos individualmente, convivemos socialmente e estamos em um tempo que é necessário se preparar. Vivemos em um coletivo e nossos gestos podem interferir na vida de todos. Somos uma grande família. Precisamos respeitar e sermos respeitados. Estudem, leiam e façam o seu juízo de valor", ponderou o Prefeito Municipal Marco Alba.

O presidente da Câmara de Vereadores Clebes Mendes reforçou a importância desta etapa para o início da vida adulta. "Muitos de vocês iniciam agora a jornada de buscar uma profissão e um lugar no mercado de trabalho, e esse ato, é um momento de reflexão para que vocês possam ser a mudança que nossa sociedade necessita".



A emoção dos pais



A auxiliar de serviços gerais, Maria da Glória Lima, contou emocionada sobre a importância de assistir o filho Ian César jurando à bandeira. "Chorei muito. Ele é meu caçula e acredito que essa seja uma etapa muito importante para o futuro dele. Agora ele vai trabalhar estudar e escolher a carreira."

Para o prefeito Marco Alba e a primeira-dama Patrícia Bazotti Alba, a emoção foi em dobro, já que na cerimônia, também esteve presente no cumprimento de seu dever, o filho do casal Lorenzo Bazotti Alba, que recebeu das mãos do pai a dispensa.






Postar um comentário

0 Comentários