Marco Alba assina ordem de início da pavimentação da Estrada Municipal




Valor aproximado é de R$ 3,5 milhões, e o prazo de conclusão dos trabalhos é de oito meses 


O prefeito Marco Alba assinou no início da tarde desta quarta-feira, 26, a ordem de início das obras de pavimentação da Estrada Municipal, no bairro Neópolis. De chão batido, a via de 2,5 quilômetros liga a Avenida Itacolomi à ERS-020. O valor aproximado é de R$ 3,5 milhões, e o prazo de conclusão dos trabalhos é de oito meses. A obra é realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Obras Públicas (Smop), com financiamento com o Banco do Brasil, e execução da Ecovilla Construções. O banco disponibiliza recursos aos municípios que apresentam uma boa gestão fiscal e são liberados de acordo com os projetos que estão em andamento, não havendo comprometimento de prazos.


Ao assinar a ordem de início, o prefeito se disse satisfeito em poder fazer o que é obrigação do poder público, que é dar qualidade de vida às pessoas que moram em Gravataí. "Estamos realizando uma série de obras através de financiamentos porque agora temos condições de pagar, já que arrumamos a casa, colocamos as contas sob controle e limpamos o nome da Prefeitura."


Segundo o prefeito, este modelo de financiamento com o Banco do Brasil é seguro porque garante que a obra não irá parar. "Aqui o trabalho é medido e pago. Assim, não se corre o risco de a empresa que está fazendo a obra quebrar por conta de falta de repasses, como acontece em convênios com os governos estadual e federal."


Sobre este assunto, Marco foi categórico afirmando que não serão mais feitos convênios com o Estado ou a União: "Não farei mais nenhum tipo de convênio porque tanto o Estado quanto o governo federal não cumprem a parte deles e nada acontece. Daí ficamos com obras e precisamos brigar para poder concluir com os nossos recursos. Estou evitando esse tipo de relação que não nos leva a nada."


Como acontecerá a obra


O prefeito explicou que até o meio da próxima semana estarão sendo realizados os serviços de topografia. Logo após se inicia a obra de canalização da rede pluvial e drenagem. "Esta é uma das partes mais importantes desta obra, que terá início na ponte e dali se encaminhará para as duas pontas, que são tanto a ERS-020 como a Avenida Itacolomi. Só depois disso feito é que se inicia a preparação da via para o tão sonhado asfalto."

O prefeito destaca que a cerimônia de ordem foi feita na esquina da Estrada Municipal com a ERS-020 por se entender que, mesmo sendo uma obrigação do poder público, a conquista da comunidade precisava ser celebrada. "Celebramos junto porque conseguimos construir os mecanismos e as ferramentas estruturais e financeiras para dar início a uma obra tão importante para esta comunidade."

O secretário Municipal de Obras Públicas Paulo Martins destacou que todas as obras que estão sendo realizadas, seja a duplicação das pontes do Parque dos Anjos, seja a pavimentação da Estrada Municipal, "sempre estiveram no plano de ação do governo Marco Alba, desde o seu primeiro mandato". "Por isso nos sentimos orgulhosos de participar do processo e ver que o trabalho de equilíbrio nas finanças fez com que isso fosse possível hoje."


Conquista da comunidade


O presidente da Associação de Moradores do bairro Neópolis, Pedro Fogaça, agradeceu o esforço da comunidade para que essa obra se tornasse realidade, além do comprometimento do governo Marco Alba. "Isso fará toda a diferença não só para quem mora no Neópolis como para toda a região e trânsito da ERS-020, que poderá acessar o centro da cidade através da Estrada Municipal (ingressando na Avenida Itacolomi, Jorge Amado e chegando à área central)."

O presidente da Câmara de Vereadores, Clebes Mendes, exaltou o papel do Legislativo em aprovar os financiamentos, "sabendo da importância das obras estruturais que seriam feitas para a comunidade."

Também estiveram presentes o gerente de relacionamento do Banco do Brasil, Otávio Freitas; o diretor da Ecovilla Construções, Diego Junqueira; o vice-prefeito Áureo Tedesco; os vereadores Alex Tavares, Neri Facin, Nadir Rocha, Mário Peres, Alan Vieira, Airton Leal, Roberto Andrade, Fábio Avila, secretários municipais e moradores locais.


Texto: Paloma Vargas - Foto: Paulo Oliveira - Edição: Luiz Fernando Aquino 




Postar um comentário

0 Comentários