ANUNCIE AQUI


CACHOEIRINHA |Casa de Cultura Demósthenes Gonzalez de portas abertas para a comunidade



A Casa de Cultura Demósthenes Gonzalez tem oficinas culturais, exposições, cursos, eventos, tudo gratuito e ao alcance de todos.




Visitar a Casa de Cultura Demósthenes Gonzalez rende um interessante passeio pela cultura e história da cidade. O local, que foi residência da família de Antônio Carlos Wilkens, onde também estabeleceu um comércio de “secos e molhados”, em maio de 1917, foi totalmente restaurado pela Prefeitura de Cachoeirinha e mantém as características originais da casa. O espaço, fundado no dia 28 de maio de 2016, tem 1.600m² e possui sala para exposições, palco fixo para apresentações artísticas, área aberta e abriga ainda a Secretaria Municipal de Cultura.

Atualmente, a casa tem uma mostra permanente – Traços Gaúchos – em que peças, utensílios e roupas da indumentária gaúcha, algumas bem antigas, estão expostas. Oficinas Culturais são realizadas todos os semestres. Até o final do mês de junho, temos programadas as Oficina de Criação, Grupos de Desenho e de Artesanato, Oficina Arte de Recriar, Arte Têxtil, Papel Machê e o Coletivo TransformArte, aulas de Jazz e grupo de dança, oficinas de violão, acordeon, teclado, além do Coral Municipal, além das turmas de Arco e Flecha. Segundo a técnica em artes visuais Fernanda Capra, em julho as inscrições para o próximo semestre estarão abertas. “As grades de oficinas mudam de semestre para semestre. Algumas saem, outras entram, porque dependem da disponibilidade de oficineiros, mas quem tem interesse em alguma, já pode ficar atento”, explica.


Arte Têxtil


Nesta segunda-feira, 17, ocorreu um encontro com artistas do evento Fashion Revolution, da oficina de Arte Têxtil e do Coletivo TransformArte, em que houve bate-papo e criações a partir de retalhos e objetos recicláveis. Alguns destes elementos estão em exposição no salão principal.

Conforme Fernanda Capra, está sendo planejado para setembro o 2º Festival de Arte Têxtil, com exposições e instalações de diferentes artistas. Em julho, no dia 13, também ocorre o Arraial da Cultura, com brincadeiras, comidas típicas, feira de artesanato e o projeto Desenhando Juntos, com o coletivo de artistas das oficinas de desenho.

A Casa de Cultura de Cachoeirinha abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e fica na Av. Beira Rio, ao lado da Ponte. Para saber mais sobre a agenda da Casa, o contato é 3471.4796.

Por Vanessa Martins - Foto: Kátia Freitas



Postar um comentário

0 Comentários