GRAVATAÍ | Canil Municipal realiza a castração de 127 gatos







A castração de cães e gatos tem se relevado bastante útil no controle reprodutivo, utilizado para reduzir a população de animais de rua. Assim, o Canil Municipal, mantido pela Prefeitura de Gravataí, através da Fundação do Meio Ambiente (FMMA) realizou, nesta semana, o procedimento em 127 gatos.

"O controle da população animal, cães e gatos principalmente, se faz desta maneira. Castrando gratuitamente para a população de baixa renda. Pretendemos ampliar com a ida de equipes aos bairros mais pobres para buscar os animaizinhos daqueles que não tem como ir até o canil", conta Luiz Zaffalon, diretor presidente da FMMA.

Márcia Becker, diretora do Canil, informa que a castração em gatos é realizada duas vezes por mês, já em cães, ela ocorre três vezes por semana, às segundas, terças e quintas-feiras. "Todos os municípios deveriam ter algum órgão de atendimento aos animais. Somente com castração em massa, atendimento veterinário gratuito, educação e punição severa aos maus tratos conseguiremos diminuir o número de abandono e crueldade que esses animais sofrem. Ter um governo interessado, como o do Prefeito Marco Alba, no bem dos animais e uma equipe, dedicada em fazer a diferença, vale muito", enfatiza.

Zaffalon explica ainda que os cães de rua são castrados e, após a recuperação, devolvidos aos seus lugares de origem. "Todos os animais para adoção, já saem do Canil castrados e vacinados. É uma questão de saúde pública desenvolvida com sucesso a partir da ótima estrutura do Canil Municipal", completa.


Intervenções cirúrgicas


O agendamento para cirurgias em animais deve ser realizado através do telefone (51) 99226-5955, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. A espera para cirurgia é em torno de 90 dias. Documentos necessários para atendimento: comprovante de renda de até dois salários mínimos por pessoa e RG.


Conheça os pets do Canil Municipal


O Canil Municipal conta atualmente com 312 cachorros, 32 cavalos e 12 gatos para adoção. As visitas, para quem quiser adotar um novo amigo, podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. A sede do Canil fica na Estrada Cabeleira Bitelo, 271, Costa do Ipiranga.

Para ser levado para casa, basta apenas que o interessado porte um comprovante de residência e o RG.



Texto: Giulliano Pacheco - Fotos: Divulgação/Canil Municipal de Gravataí - Revisão: Paloma Vargas 



Postar um comentário

0 Comentários