ANUNCIE AQUI


Caderneta de Saúde do Idoso começa a ser distribuída em Cachoeirinha




Em torno de 12 mil unidades serão entregues nas Unidades de Saúde, além do Centro de Saúde do Idoso.


Na manhã desta segunda-feira, 22, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a entrega simbólica da Caderneta do Idoso para os integrantes do Grupo Camões, no Centro de Saúde do Idoso. O documento, expedido pelo Ministério da Saúde, integra um conjunto de iniciativas que tem por objetivo qualificar a atenção à população idosa no Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme o secretário da pasta, Paulo Abrão, “é um instrumento proposto para auxiliar no bom manejo da saúde da pessoa idosa, sendo usada tanto pelas equipes de Saúde, quanto pelos idosos, por seus familiares e cuidadores”. 

A Caderneta permitirá o registro e o acompanhamento, pelo período de cinco anos, de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, sobre suas condições de saúde e seus hábitos de vida, identificando suas vulnerabilidades, além de ofertar orientações para seu autocuidado.

Em Cachoeirinha, serão distribuídas em torno de 12 mil Cadernetas de Saúde da Pessoa Idosa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), além do Centro de Saúde do Idoso. Na caderneta, há informações de acompanhamento da saúde do idoso, como a marcação de consultas e vacinas, por exemplo.

Paulo também destaca que a distribuição inicia hoje à tarde. “Os idosos, à medida que forem consultando em suas respectivas unidades, vão receber a sua caderneta. É importante que os que não receberam, peçam a sua, e a mantenham com os dados atualizados, para que os profissionais de Saúde possam identificar melhor os problemas apresentados pelos pacientes”. 



Postar um comentário

0 Comentários