CACHOEIRINHA | Programa Saúde na Escola atenderá 2.688 crianças a mais no ciclo 2019/2020

Foto: Kátia Freitas/Arquivo.



Ao todo, 4.790 alunos e alunas de Cachoeirinha passarão por doze tipos de avaliações; entre elas, nutricional, odontológica e oftalmológica 


Parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação, o Programa Saúde na Escola atenderá 2.688 crianças a mais no ciclo 2019/2020. Serão quatorze escolas atendidas, cinco de Ensino Fundamental (Emefs) e nove de Educação Infantil (Emeis). No ciclo passado 2017/2018 eram nove escolas, entre Emeis e Emefs. O programa é realizado através de uma pactuação com a União e feito em ciclos, a cada dois anos.

"Serão, ao todo, 4.790 alunos e alunas que recebem avaliação nutricional, acompanhamento odontológico, encaminhamento para avaliação oftalmológica, entre outros. No total, são doze itens de verificação", destaca o prefeito Miki Breier. Algumas das ações são palestras sobre direitos humanos, saúde mental dentro da escola, doenças sexualmente transmissíveis, tabaco, álcool, promoção de exercícios, prevenção de violência e acidentes.

O secretário de Saúde, Paulo Abrão, conta que os servidores da Secretaria de Saúde vão às escolas para prestar esse atendimento ou às vezes atendem a demandas específicas. "Algumas escolas, por exemplo, solicitaram trabalhar sobre sexualidade. Quando havia a campanha da vacina contra o HPV o programa atuou no sentido de esclarecer a sua importância", menciona o titular da pasta.

Em média, as visitas ocorrem mensalmente, de acordo com um calendário de ações marcado com cada escola. O Programa Saúde na Escola ainda tem parceria com as ESFs para detectar bullying, uso de drogas, entre outros casos. Em cima disso, são criadas palestras para os alunos.

A parceria entre as Secretaria de Saúde e a de Educação oportuniza a formação de novos hábitos além de contribuir com a aprendizagem de alunos e alunas. "É gratificante acompanhar os resultados transparente nestas ações, pois é o cuidado que faz a diferença", destaca a secretária de Educação, Rosa Lippert.

Postar um comentário

0 Comentários