ANUNCIE AQUI


Operação Verão para Todos começa hoje com investimentos nos serviços para os veranistas


Foto: Divulgação




A Operação Verão para Todos 2018/2019 tem início neste sábado (15), no Rio Grande do Sul. A abertura aconteceu no Largo do Baronda, em Capão da Canoa, às 10h. O governo anunciou os serviços que vão ser prestados durante a temporada de verão no Litoral e as ações a serem desenvolvidas pelo governo do Estado. Estarão participando da Operação Verão 30 órgãos estaduais, até o dia 10 de março.

Entre as novidades deste ano, está a aquisição de 15 motos aquáticas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) para auxiliar na prevenção de afogamentos e no socorro aos banhistas no mar. A corporação também adquiriu dez novos quadriciclos que se somarão aos outros dez utilizados no verão anterior para auxiliar em ocorrências por terra. O investimento total é de mais de R$ 1,3 milhão.

Segundo o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel César Eduardo Bonfanti, as motos aquáticas serão recebidas entre o final deste ano e o início de 2019 e os quadriciclos já estão em operação. Bonfanti declara que a iniciativa representa um benefício para a sociedade e para os próprios bombeiros. “Poderemos intervir nas ocorrências distantes das guaritas com mais agilidade, prestando o auxílio necessário aos veranistas”, disse.

A Brigada Militar contará com uma nova base móvel em Tramandaí para reforçar a segurança do município. Ela se somará às unidades presentes em Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Cidreira, São Lourenço do Sul e Rio Grande. A Brigada Militar contará com o mesmo efetivo do ano passado, de 1.509 homens e mulheres.

A Polícia Civil terá um acréscimo de mais de 150 servidores no efetivo do Verão para Todos deste ano em comparação com o último ano. Serão 950 agentes e delegados que atuarão no Litoral Norte, Litoral Sul, Costa Doce, na Serra Gaúcha e nas Fronteiras para prevenção e repressão ao crime.

Unidades de Apoio aos Usuários

As Unidades de Apoio aos Usuários (UAUs) do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) atenderão aos motoristas em adversidades como pane no veículo e acidentes, além de fornecer orientações de trânsito. Quatro veículos e 16 servidores atenderão na ERS-030 (Santo Antônio da Patrulha-Tramandaí), na ERS-786 (Balneário Pinhal-Tramandaí), na ERS-389 (Estrada do Mar), na ERS-407 (Morro Alto-Capão da Canoa) e na ERS-486 (Rota do Sol) nos finais de semana, 24 horas por dia. Na última temporada, foram atendidas 328 ocorrências.

Após o término da Operação Verão para Todos, o serviço, que foi lançado no ano passado, passará a ser prestado ao longo de todo o ano. Os veranistas podem entrar em contato com as unidades de atendimento enviando mensagem por WhatsApp ou ligando para o número (51) 99529-2885.

Aplicativo

Lançado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) na edição anterior, o site e o aplicativo do Projeto Balneabilidade, que oferecem informações sobre a qualidade das águas em balneários gaúchos, estenderão seu monitoramento de 86 para 96 pontos distribuídos entre os litorais Norte, Médio e Sul e Costa Doce. Através das ferramentas, será possível visualizar relatórios emitidos semanalmente sobre as águas, próprias ou impróprias para banho. Também serão disponibilizadas informações diárias sobre as condições de segurança para o banho de mar, previsão do tempo, temperatura e velocidade do vento.

O serviço pode ser acessado pelo computador ou no modo web app, uma espécie de atalho na tela do celular que tem a vantagem de ser mais leve, não ocupar a memória, consumir menos internet e operar normalmente mesmo em lugares com pouco sinal. O aplicativo funciona nos sistemas Android e iOS e pode ser acessado no portal do governo do Estado aqui.

Acessibilidade

O projeto Praia Acessível, desenvolvido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades (Faders), que oferece equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida usufruam da praia e do banho de mar com segurança, contará com duas novidades. A ação, que na última temporada atendeu 15 balneários gaúchos, será estendida aos municípios de Santiago e Jaguari.

O projeto também contará com o SkateAnima, que disponibilizará skates adaptados para crianças e jovens com deficiências. A iniciativa será realizada em parceria com o Studio Neuro, de Porto Alegre.

Também será mantido o Surf Adaptado, que dispõe de pranchas adaptadas para que pessoas com necessidades especiais possam surfar. A parceria é com o projeto Garopas, da Associação L'aqua de Caxias do Sul.

A programação com datas e horários dos serviços prestados pelo projeto pode ser acompanhada aqui.

Sine

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) estará no Largo do Baronda durante o lançamento do Verão para Todos, neste sábado (15), com uma unidade móvel do Sine, que fará Carteiras de Trabalho na hora com o apoio de servidores do Ministério do Trabalho. Para atender quem busca o serviço de intermediação de mão de obra, de encaminhamento de seguro-desemprego e de Carteira de Trabalho durante o verão, a FGTAS inaugurou nova agência do Sine em Imbé, que se soma as quatro unidades já existentes, distribuídas por Capão da Canoa, Tramandaí, Osório e Torres, além de um novo Balcão Cidadão em Arroio do Sal. Mais dois balcões estão localizados em Balneário Pinhal e Terra de Areia.



Texto: Lucas Aleixo/Ascom-GVG
Edição: André Malinoski/Secom


Postar um comentário

0 Comentários